São Gonçalo em crônicas: árvores e lembranças da Rua Dezesseis

Num cantinho especial do sertão paraibano, onde as memórias se misturam com o calor da terra, embarcamos numa viagem encantadora ao passado. Época de mudanças, com engenheiros americanos desenhando casas sob o sol forte, dando forma ao acampamento de São Gonçalo, município de Sousa-PB, na longíqua década de 1920.

Essas casas não eram apenas moradias, eram verdadeiras obras de arte arquitetônicas que desafiavam o tempo. Sem muros separando, jardins na frente, essas residências exalavam modernidade, com água encanada, luz elétrica e saneamento básico, um verdadeiro refúgio de conforto para os funcionários e suas famílias.

Entre as árvores frutíferas, com goiabeiras, mangueiras e cajueiros, a vida no acampamento se desenhava sombreada e generosa. Uma sinfonia de avanço e infraestrutura tocando nos lares daqueles que moldavam o destino desse pedaço de sertão. E nas ruas, desde as autoridades nas vias nobres até os cassacos nas casas mais simples, o acampamento se fragmentava, cada rua com sua própria história.

A Rua Dezesseis se destacava nesse cenário, inicialmente lar de engenheiros e feitores, depois abrigando encarregados e administradores. Uma rua que ecoava o pulsar social e funcional do acampamento, testemunhando a evolução ao longo das décadas.

As árvores da Rua Dezesseis, testemunhas de tantas histórias, foram mudando, assim como os postes de concreto que iluminavam as noites. A evolução silenciosa, no entanto, não tirou o encanto da avenida, que ainda vive nas memórias dos moradores mais antigos, como um livro de crônicas repleto de lembranças.

Assim, entre fícus e postes de concreto, São Gonçalo se torna o palco de uma crônica viva, onde cada rua sussurra suas próprias histórias, e as casas contam segredos de uma era que persiste nos detalhes de suas paredes e nas raízes profundas que se entrelaçam com o sertão.

Josemar Alves Soares
Enviado por Josemar Alves Soares em 11/12/2023
Código do texto: T7951852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.