No tempo de FHC

Fernando Henrique Cardoso foi Presidente da República entre 1995 e 2002, ou seja, dois mandatos. O fato que vou narrar, não lembro em qual mandato aconteceu.

Houve um assalto rumoroso aqui no Rio de Janeiro: a residência de um figurão da política (talvez ministro, já não recordo) foi invadida. Assalto a mão armada, contra pessoas "vip".

Contrariando seus hábitos FHC deu atenção aos repórteres e fez uma declaração indignada: a situação estava "insuportável". Bem, estou citando de memória. Pode ser que ele tenha dito "intolerável", o que dá no mesmo, mas acho que foi "insuportável".

Comentei certa vez com um amigo que se lembrava do fato. Ele até concordava com o qualificativo usado, mas, "só que ele era o presidente".

É claro. Que fez FHC a respeito, além daquela diatribe? Que eu saiba, nada. Nenhuma providência, e nunca mais, até os dias de hoje, o vi voltar ao assunto. E se naquele tempo a situação estava insuportável, só ficou mais insuportável ainda (o Rio de Janeiro está pior que o faroeste, e não só o Rio; esse imenso Brasil tornou-se área de risco).

E ainda tem quem ache que FHC foi um grande presidente. Grande sim, mas em arrogância e incompetência.