Eu Já Fiz Esse Caminho

Eu já fiz esse caminho! - exclamou o velho experiente, alertando dos perigos possíveis.

Os jovens o ouviram atentamente.

Um deles resolveu seguir em frente, apesar do alerta. O outro, resolveu recuar, pois não queria correr aquele risco. Contudo, apesar do caminho, o oceano nunca saiu de lá, do fim da estrada.

Assim, pensando nisto, lembrei-me de uma experiência real e contínua.

Morando perto de Porto Seguro, não é raro estar naquela cidade. Porém, com a pandemia alguma coisas mudaram e fiquei uns 2 anos sem ir para aqueles lados. Quando fui, percebi a diferença no caminho.

Na verdade, cerca de 20 anos atrás , eu estava lá em todos os fins de semana. Naquele época só havia pastos e mato ralo à beira da rodovia. Os anos se passaram, e o mato foi se transformando em árvore, hoje há trechos com tantas árvores que formam um corredor verde. Ainda são poucos, mas já existem. Lembro também de ocasiões em que só escolhíamos em qual buraco cairíamos. O tempo passou, o caminho é o mesmo, mas o caminhar ficou diferente. O caminho é o mesmo, mas passou por alterações, hoje tem anel viário, hoje tem pista paralela em alguns trechos, hoje "a pista está um tapete". Amanhã? Não sei. Contudo, hoje é diferente de ontem. O ponto de partida é o mesmo, o oceano continua lá e de lá para o mundo...

Muitos percorreram esse caminho e morreram nele. Muitos usaram esse caminho para voar alto rumo aos seus sonhos . Muitos nunca trafegaram nele. Todavia, continua sendo a mesma quilometragem, o mesmo destino. O caminho é singular, mas as transformações são plurais.

Por isso, não se pode afirmar que a viagem feita 30 anos atrás, será igual hoje. Na verdade, cada viagem é única, logo, "Eu já fiz esse caminho." Deve ser uma frase de alerta e orientação, nunca uma tentativa de impedimento do movimento. De fato, há caminhos que nunca deveriam ser desbravados, porém, estão lá e muitos o farão independentemente da experiência de quem passou por lá antes. Neste caso, talvez fosse conveniente tentar criar ou mostrar um novo "Porto Seguro" na mente dessa pessoa, bem longe dos ares em que se encontrar no momento, porque

somente a experiência não responde a todas as questões sobre o caminho nesse novo ciclo do tempo.

Claudia Nunas
Enviado por Claudia Nunas em 12/12/2023
Código do texto: T7952339
Classificação de conteúdo: seguro