Espalharam amor, alegria e valores pelo mundo

 

 

 

Em cima: Walt Disney (EUA, 1901-1966). O "Mago da Tela" como era chamado. Revolucionou o desenho animado e produziu muitas das maiores obras-primas do cinema. Criou Mickey Mouse, o Pato Donald, Pluto e muitos outros personagens. Suas revistas em quadrinhos, com roteiristas-desenhistas que trabalhavam com grande liberdade de criação, tornaram-se mundialmente conhecidas, bem como as animações de curta-metragem (com Mickey, Donald, Pateta, Pluto, Minie e outros personagens) e de longa-metragem (Branca de Neve e os sete anões, Dumbo, Bambi, Alice no País das Maravilhas, Cinderela, A bela adormecida) e também muitos filmes de imagem real, como "A ilha do tesouro", "Vinte mil léguas submarinas", "O professor distraído", "As três vidas de Thomasina" etc. A estética da Disney era perfeccionista e desenvolvida, sob sua supervisão, por grandes artistas. Era um cinema de arte e de fundamento ético, mas também de entretenimento; quando seu nome era anunciado, os pais levavam as crianças para assistir.

Embaixo: Naoko Takeushi (Japão, 1967-). Mangaká (desenhista de mangás ou quadrinhos japoneses) e supervisora de desenhos animados. Sua grande criação a partir de 1991, Sailor Moon, a Princesa da Lua, alcançou grande prestígio pelo mundo afora, e os fãs da personagem intitulam-se os "moonies". Sailor Moon é uma super-heroína mística que revolucionou o conceito do gênero, por não ser violenta e combater o mal com as armas do amor e da luz. A mensagem de Sailor Moon é de amor, alegria, amizade, lealdade, senso de justiça, compaixão e humor. Há quem diga que Sailor Moon pode salvar vidas, por ser uma personagem anti-depressiva. Naoko fez outros mangás, porém Sailor Moon é a obra de sua vida. Ela aparece em quadrinhos, séries de televisão (uma delas em imagem real), óperas, filmes de longa-metragem e até em apresentações musicais com atrizes-cantoras-dançarinas interpretando Sailor Moon e suas quatro guerreiras lunares (Vênus, Marte, Mercúrio e Júpiter).

 

Quando não está transformada Sailor Moon é a colegial Usagi Tsukino, na figura abaixo com a colega Naru; na América ficaram conhecidas como Serena e Molly. Sailor Moon é a mais singela das super-heroínas e seu caráter especial conquistou milhões de fãs no mundo.