O PRESIDENTE E A BORBOLETA

A Borboleta estava inquieta. Era um burburinho só. O Presidente vem aqui no bairro e você está convidado para comparecer na reunião. Será na sede do Clube, no dia 12, às 20 horas. Tal mensagem era passada de boca em boca e atingia a todas as pessoas escolhidas.

Mas, pensava eu, como devem ter pensado muitos, alvos da mensagem:

- O que será que o Presidente vem fazer aqui no nosso Bairro Borboleta?

- O homem já foi Embaixador do Brasil na Itália, recentemente, Presidente da República, Governador de Minas Gerais, Senador da República por muitos anos, Prefeito de Juiz de Fora por duas ocasiões, poderia estar folgadamente em qualquer lugar do mundo, gozando a vida ou trabalhando pela candidatura de amigos nas próximas eleições, e Ele vem aqui no nosso Bairro, conversar com nossa gente? Sei lá, vamos ver o que ele quer!

Na sede do Clube Borboleta, lá chegando em companhia do casal Wagner e Alice, vi que o salão estava repleto de cadeiras e muitas delas já ocupadas por pessoas adredemente convidadas, além de uma linda mesa enfeitada, onde seriam chamadas pessoas para ali se posicionarem.

Em pouco tempo, por volta de 20:30 hs, com o salão já totalmente ocupado pelos moradores convidados, adentrou o Presidente Itamar Franco. Não o havia visto tão de perto, como as demais pessoas do recinto. Pudemos constatar que é um homem extremamente simples e cortes. Cumprimentou com um aperto de mão as pessoas pelas quais passava, até à mesa e lá ficou, enquanto o jornalista Maurício Menezes chamava as pessoas para compor a mesa.

E para lá foram o Paulinho Marfori da SPM, o Wagner Canellas representando a Igreja Católica, a Sebastião Carteiro, representando os Vicentinos, A vice-diretora da Escola Estadual, Suly Silva Moreira Miranda, o Roberto Dilli representando o Teuto Brasileiro, o vereador Bruno Siqueira e o representante da Escola de Samba Borboleta, Juracy Scheffer, anfitrionados pelo Mário, Presidente do Sport Club Borboleta, além do Professor Dirceu Scoralick, que ao lado do Presidente era todo sorrisos – era dele a iniciativa do encontro.

E cada um deles teve oportunidade de usar da palavra ao serem anunciados pelo locutor oficial. Quando o Prof. Dirceu usou da palavra é que se entendeu o motivo do encontro; era um encontro de amigos em que o próprio Presidente Itamar solicitara. Sendo Borboleta um bairro de origem alemã e ainda residirem lá muitos descendentes dos alemães de 1858 e também o Presidente um descendente de alemães, família Stiebler (lado materno), viera ele se confraternizar com a “Colônia alemã da Borboleta”. Lembrava Prof. Dirceu do adiantado da hora, quando Itamar Franco, então candidato à Prefeitura bateu à sua porta para lhe falar das suas aspirações políticas e pedir seu apoio. Eram amigos de longa data.

Usaram da palavra, um a um, o Paulinho com o tema da SPM, o Wagner Canellas lembrando do dedo de Itamar quando da obra de alargamento da rua Benjamim Guimarães, lá no início, entre as propriedades da Fábrica Industrial Mineira e da Rede Ferroviária Federal (nenhuma das partes cedia e na rua estreita acidentes se sucediam).

O Roberto Dilli lembrando da origem histórica do bairro, parte da antiga Colônia D. Pedro II, da qual faziam parte o Bairro São Pedro, Borboleta e Rua Bernardo Mascarenhas e da chegada em 1858 dos imigrantes alemães, o Juracy Scheffer lembrando a trajetória vitoriosa de Itamar Franco, desde seu início como Prefeito de Juiz de Fora e ainda da recente traição do PMDB quando fechou as portas do partido para as candidaturas do nosso Presidente a uma nova tentativa ao Palácio do Planalto e após uma cadeira ao Senado da República; o vereador Bruno Siqueira, fiel escudeiro do Dr. Itamar, assim como seu pai Marcelo, lembrava também da política limpa e honesta do nosso Presidente, o Sebastião Carteiro, salientava do apoio que sempre deu e sempre teve na assistência aos mais necessitados do bairro.

Finalmente Dr. Itamar tomou a palavra e agradeceu a cada um, citando-o nominalmente, suas ponderações, inclusive ao Mário, Presidente do Clube Borboleta, pela cessão do espaço e apoio ao encontro e em seguida disse das razões de sua vinda à nossa Borboleta: Visitar os amigos, rever alguns deles que há tempos não via e nos falar de esperança e sonhos.

Salientava que a política era uma só, ou seja, aquela que nós sempre praticamos no nosso dia a dia, com trabalhos para melhorar a vida da comunidade e aquela que nós víamos e sentíamos nas casas parlamentares de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Brasília. Era difícil, sim, mas não era para desanimar, nem votar em branco ou nulo, pois assim fazendo estaríamos premiando o mau político que sairia ganhando. Devíamos sim, SONHAR e ter ESPERANÇAS de uma política mais limpa, justa e honesta para nosso País.

Podia-se sentir na emoção do homem Itamar Franco, quando nos falava de SONHOS e ESPERANÇAS. Exatamente para nós, descendentes dos imigrantes alemães que deixaram sua Pátria, lá do outro lado do mundo, suas famílias, seus amigos e comunidades e para cá vieram, cheios de que? SONHOS E ESPERANÇA de um novo lar, nova vida, novas oportunidades. Sonharam, tiveram esperança e conquistaram seu espaço na nova terra prometida. As terras da Borboleta, inclusive, onde se enraizaram e até hoje, passados 148 anos, temos orgulho de dizer: Moramos aqui desde 1858, por nossos ancestrais alemães.

E ali, naquele momento estavam os Clemens, os Scoralick, os Stephan, os Dilli, os Scheffer, os Haber, os Haider, os Hooke, os Weiss, os Hansen, os Hensel, os Mitterhofer, os Kirchmair, os Iung, além de muitos outros, inclusive a secretária Neusa Mitterof, que há tempos presta serviços ao Presidente, prestigiando um descendente dos Stiebler, o nosso Presidente Itamar.

O Presidente ainda teve a oportunidade de premiar “post morten”, ao nosso amigo Armando Mitterhofer, recentemente falecido, tesoureiro do Clube Borboleta, entregando uma placa aos seus filhos Wellington e Weglerson, que emocionados foram abraçados pelo Presidente. Também o Presidente recebeu uma placa ofertada pelos amigos da Borboleta, entregue pela neta do Prof. Dirceu, para marcar do ensejo.

Terminado o encontro se colocou à disposição para os cumprimentos dos demais, que foram muitos, inclusive desse missivista, que teve a oportunidade de agradecer-lhe pela oportunidade de editar um livro, quando Dr. Itamar ainda era embaixador do Brasil em Roma. Por intermédio de assessores, tal livro Ádria, Cidade dos Sonhos, lhe chegou às mãos e ele, apesar de não conhecer os autores, Vicente e Maria das Graças, escreveu uma bela mensagem que faz parte do livro, enriquecendo-o sobremaneira. Mais um título para o homem Itamar Franco, Patrono da Cultura.

Todos no recinto tiveram a oportunidade de estar, cada um por um breve momento, com nosso Presidente Itamar e confirmar da simplicidade e das verdades desse homem que tem todos os títulos citados e conhecidos da nação brasileira e que naquela noite de 12/09/2006 retornou ás suas origens germânicas e partilhou conosco daquela “conversa ao pé do fogão”.

Creio que ambos os lados saíram satisfeitos e realizados naquela ocasião, o Presidente e a Borboleta.

Vicente de Paulo Clemente (bisneto do imigrante alemão, Philip Clemens)