NÃO ERA UMA BANDA QUALQUER...

NÃO ERA UMA BANDA QUALQUER...

Eis que o Passado me salta pela janela, 40 anos depois, qual morcego desnorteado, como um barquinho perdido que surge na linha do horizonte dias depois de ser dado como desaparecido. Nesta tarde de segunda-feira, 18/dez., meu irmão joga pela janela do meu quarto duas revistas da coleção "MPB - Compositores", volumes 4 e 6. Numa delas está Raul Seixas, polêmico e criativo... na outra, uma figura que mal conheci, que passou por mim como um ônibus que partiu antes do horário previsto.

Mas, comecemos pelo começo, embora eu já tenha contado a estória outras vezes: no início de 1982 eu decidira promover um evento de rock, assim, da noite pro dia. Creio que a idéia nasceu em meados de 1981, eu ainda num pequeno Banco no centro do Rio, o "Francês e Brasileiro", no setor de "Open Market". Após o expediente, às 15 ou 16 horas, me "enfiava" numa máquina de datilografia e preparava cartas para fábricas de instrumentos musicais, de equipamentos de palco (PA), de sanduíches prontos e por aí vai, além de contactar músicos os mais variados e até um engenheiro de som, expert em shows ao ar livre, um certo Renato "de tal", morando em Botafogo, eu acho.

O futuro "ROCK'N ROLL SHOW" seria na Praia de Botafogo, com colunas de som (torres) a cada 50 metros "interligados via Rádio", novidade absoluta. Vira no Maracanãzinho show magnífico da Banda americana "VAN HALEN", com microfones e guitarras ligados a micro-transmissores na cintura de cada músico, liberdade total no palco, isto em meados de 1982.

Nesse mesmo ano o KISS faria "balançar" 110 mil jovens, as arquibancadas do Maracanã parecendo "sanfona" ou "geléia". Nessa época eu largara emprego de futuro no tal Banco -- que mudou de nome 3 vezes e foi "encampado pelo Real ou Itaú -- e me "enfurnara" num jornalzinho que iniciava, o "BALCÃO". Nele passei a divulgar o Show que nem existia, enquanto tentava fazer a RIOTUR dos "milicos" acreditar na idéia. Me incentivaram... "faça um projeto e nos mostre, para análise" !

Me empolguei, as chances aumentavam, um favelado iria promover e dirigir um show de rock com pequenas Bandas americanas (de blues e hardrock), além dos Grupos "de garagem", como se dizia, do Rio inteiro, da Zona Sul e Zona Norte. Cataloguei e contactei perto de 15 Grupos, gravei em fita K7 umas 4 ou 5 Bandas e pude conhecer muita gente, até um certo "BARÃO VERMELHO".

É aí que entra a revista: ela narra o princípio da Banda, desde seus dias iniciais, ainda no Centro do Rio -- "na porta" para a Zona Norte -- o bairro Rio Comprido. Com um conhecido de outra Banda precisando de tecladista, contactei pro telefone um certo Maurício... ele não podia mas me convidou pra ver um ensaio da Banda "dele" (ou com ele) no final de Ipanema, na rua Alberto de Campos, salvo engano, umas 4 da tarde de um sábado, fim de ano talvez.

Dei/demos azar: o porteiro alegou que a síndica não permitiu o treino da garotada, que seria na frente do prédio, sobre o jardim. Um músico de seus 13-14 anos, magérrimo, com baquetas de baterista na mão, veio confrontar o favelado pretensioso:

-- "Você não vai REALIZAR coisa nenhuma" !, me disse "na lata", com surpreendente franqueza.

Não me abalei... "dei o troco": "era a RIOTUR que faria o evento, eu apenas cadastrava as futuras Bandas" ! A Riotur dos carnavais e dos generais -- que faturavam fortunas com a venda dos ingressos -- deu o "contra", não aprovou coisa alguma, me "descartou" num Ofício de 3 linhas. Juntei a "papelada" toda em meados de 1983 e levei para um certo Roberto Medina, morando num prédio modesto no Jardim de Allah. Já no Pará em 1984, ouço falar do "Rock in Rio"... são "águas passadas" ! Todos esses anos julguei que falara comigo o próprio Cazuza (devido à magreza do jovem que me abordou) mas, vejo pela foto na revista que ele estava gordinho.

"Restou" o rapaz que está com o contrabaixo (quase do tamanho dele), de camisa verde. Teria sido ele o autor da frase ! De um jeito ou do outro eu "conheci" a Banda "BARÃO VERMELHO"... talvez alguém confirme essa minha estória inacreditável.

"NATO" AZEVEDO (em 18/dez. 2023, 21,30hs)