"MARCANDO PASSO" NA VIDA...

"MARCANDO PASSO" NA VIDA...

Embora a expressão seja desconhecida para a maior parte dos jovens, ela foi muito usada pelos mais antigos, no tempo em que "usada" se escrevia com Z. Isso é anterior ao início da Ditadura de 1964, portanto, nada tem a ver com ela... "marcar passo" é jargão militar utilizado na "ordem unida", uma das chatices mais comuns da vida em caserna. Treina-se aquilo o ano inteiro todos os dias, afinal cada soldado terá seu momento de comandar o grupamento ao qual pertence. Logo, se são 80 ou 90 recrutas, cada um há de gritar os comandos do treino, sendo o de "marcar passo" a marcha no mesmo lugar, algo como "patinar" para um carro. A expressão me veio num dos 3 ou 4 sonhos desta (suponho que bela) manhã de domingo,são apenas 4 horas da madrugada e o céu se mostra cinzento, plúmbeo, diriam seus e meus trisavós.

No sonho o escritor Paulo Ferreira, da ALANIN, me procura em minha casa -- não esta, mas parecida e "entulhada" da mesma forma -- e o convido para sentar no quintal, florido à moda européia, algo raro na Amazônia ou, ao menos, em boa parte do Pará. Vem me trazer um convite, uma informação: a "presidenta" da Academia de Letras de Ananindeua (que nem existe, é um homem, hoje) informa que o tema de um concurso de TROVAS -- que por ora é inexistente -- será "marca-passo", o tal "reloginho do coração".

Faço na hora duas trovinhas "adaptando" à minha imagem o tema proposto, o que é permitido, embora tire pontos na avaliação final.

Não vou me exibir anotando aqui ambas as "quadras", porém se tratavam de críticas ao Brasil, eternamente "marcando passo" em relação ao Futuro. Quando seremos uma grande nação ?! Ninguém sabe ! Mas uma vez o PTismo se torna frustração, a Esperança perde o brilho, agora por culpa da Política, unida às Justiças todas para não punir um louco furioso que tanto mal fez ao país. E vemos, estupefatos, o maldito recebendo honras e títulos em cidadezinhas e circulando intocável apesar das 153 CPIs, processo de toda ordem, centenas de acusações. (*1)

"Que país é este, Francelino" ?!, ou Francenildo, nunca soube ao certo o nome do político. Após o sonso Temer, o perigoso Cunha, o sonolento Maia, temos que suportar esse incômodo Artur e sua "lira" comandando acima do Presidente eleito por 58 milhões, nesta Democracia "de araque" que sempre fomos.

Na minha vida particular, também "patino"... não me bastasse um Horóscopo cretino me "cochichando" que não é hora para iniciar coisa alguma, enquanto ESCRITOR me vejo impedido de participar de Editais de Cultura de qualquer tipo porque a legislação (?!) do INSS impede que quem recebe BPC - benefício federal possa ter "outra renda". Contudo, aquela verba NÃO É RENDA... é apoio, incentivo cultural, precisa ser EMPREGADA toda ela no projeto, com prestação de contas no final.

E fico eu "marcando passo", sem participar de coisa alguma porque as autoridades consultados me ignoram, não dão a menor resposta para minhas dúvidas. Se o livro é meu, pago por mim, eu o publico do jeito que quiser... já, nestes projetos, preciso "adotar" a Ortografia oficial, horrenda, ridícula, cretina, que retira acento agudo de História ou memória e o mantém (?!) em verbos (dá, há), em advérbios (cá, lá, já, etc) e em palavras comuns (céu, véu, além) que nem precisariam dele.

Fico eu "patinando", sem ter nenhuma solução e parado "em ponto morto" na Vida, enquanto as chances de edição de qualquer um dos meus 5 ou 6 EBOOKS se esvai. Por vezes penso até em desistir do tal benefício social, mas nets Nação de malandros (na Política e fora dela) sujeitos de 71 ANOS estão velhos demais para qualquer emprego... e aqui estou MARCHANDO (?!) para o túmulo sem me realizar !

"NATO" AZEVEDO (em 17/dez. 2023, 5hs)

OBS: (*1) Santa coincidência ! No caderno de política do DIÁRIO DO PARÁ deste domingo (17/dez. 2023, 8hs) LULA chama o patife de "FACÍNORA"... é muito pouco ! QUEREMOS JUSTIÇA !