- A PANDEMIA COVID19 DE TRISTE MEMÓRIA -

No que essa Pandemia COVID 19 nos transformou.

Depois de 193 dias, "comemorados" hoje, 26/09/2020, nem sei mais como chegamos até aqui. No primeiros dias pensava que iria me afastar do trabalho somente uma semana, ou um pouquinho mais. Mas os dias foram passando ... Máscaras tive de comprar, se quisesse sair de casa, mais álcool em gel, que não conhecia, nem sabia para que servia... lavar as mãos com frequência, passar álcool gel nas mãos...

Pensava, ou melhor, tinha certeza de que um dia teria que "pendurar as chuteiras", parar de trabalhar no Escritório, não mais ter responsabilidade de sair de casa e se dirigir ao trabalho, lá permanecer por horas, atendendo à clientes e amigos, mas nunca, nas piores hipóteses pensava ser desse jeito.

O Escritório, fechei em março/2020, e, estou desde então em casa, tentando me acostumar a uma nova vida, novas rotinas, mas está muito difícil. É-nos proibido receber visitas de parentes e amigos e sair de casa e visitar parentes e amigos, nem pensar. O regime de terror e medo que nos impuseram e tivemos que engolir sem ao menos contestar nos está corroendo por dentro, dia a dia. E se nós ou nossos filhos e netos, parentes, amigos, por imprudência chegarmos a CONTAMINAR com o vírus maldito, uns aos outros? Nem pensar. O quadro negro de uma pessoa contaminada, num hospital, que nos pintaram é tétrico, macabro...dificuldades para respirar, dores pelo corpo, ser entubado e por fim a morte e sem poder ser velado pela família, enterrado as pressas ...

De repente, em poucos dias, a pessoa é internada, e, tudo acaba, sem que pais não vejam mais seus filhos, filhos não vejam mais seus pais...

Empregos se vão como num sopro, empresas fecham suas portas sem mais nem menos, crianças são afastadas de suas salas de aulas, assim como Professores e funcionários de Escolas...

A que ponto chegamos...

Igrejas fecharam e o povo de Deus não pode mais nem entrar para orar...

Celebrações de casamentos, Batizados, Crismas estão suspensas e Missas somente virtuais, pela TV e outros meios, como "facebook" "Youtube"...

E o tempo passou e aos poucos esse quadro dantesco promete, por etapas ir nos deixando.

Mas, os idosos, os mais "protegidos", os mais guardados, continuamos amedrontados e parados. O Templo, a Igreja que ajudamos a construir, com tanto sacrifício, que frequentávamos sempre, em todas missas dominicais, que estavam fechadas para o Povo, estão sendo devagarzinho sendo abertas e com poucas celebrações e restritas a um pequeno número de fiéis.

Mas, como atender, receber à todos? Não têm como. As autoridades da saúde restringiram o número de fiéis nas celebrações e agora, para ir pessoalmente numa Missa, na sua Igreja, onde frequentava assiduamente todo domingo, agora só agendando.

Incrivel a que ponto chegamos. Ainda, idosos não devem nem tentar sair de casa, se estiverem com qualquer sintoma de gripe, de dores...

Ora, ora, ora, qual idoso estaria à salvo desses sintomas?

Desculpe DEUS, me perdoe se estiver pecando, mas não vou AGENDAR, marcar hora para fazer uma visita à SUA CASA. Vou continuar por aqui mesmo, pois sinto que quando o SENHOR quer falar comigo, o SENHOR me acha e conversa comigo.

O encontro, SENHOR, quando a natureza nos brinda com uma flor que se abre, suas cores em harmonia, seu perfume no ar, quando ouço sua voz no vento que passa sussurrando, nas águas do regato que correm sobre as pedras, ouço e fico encantado quando um sabiá laranjeira pousa no muro de minha casa e começa a cantar desfiando sua melodia infinita. Ou os canarinhos "cabeças de fogo" que descem no meu gramado à busca de sementes e ficam chilreando, pulando daqui pra ali, em bandos...

O SENHOR meu DEUS, me encontra em qualquer situação e em qualquer hora de minha vida e eu O sinto, O vejo nas situações mais inusitadas de meu dia-a-dia. Num sorriso ou falar de uma criança, num cumprimento de um amigo, numa conversa com minhas filhas e netinhos, em momentos do dia, nas manhãs ou anoitecer, quando a natureza se transforma com o nascer e por do sol...

Enfim, SENHOR, perdoa se não vou AGENDAR para visitar SUA CASA, peço que continue a NÃO AGENDAR para me visitar como já o faz cotidianamente.

Me abençoe e me guarde, assim como todo SEU povo que está passando por momentos tão difíceis de superar. Nos dê forças e mantenha e até aumente nossa Fé.

AMÉM!

Vicente de Paulo Clemente