PRIMEIRO DE JANEIRO

Francisco de Paula Melo Aguiar

É primeiro de janeiro da Era de Jesus Cristo, dia da confraternização universal, tudo é festa na humanidade.

Feliz Ano Novo!

É o chavão mascarado do dia.

Hoje às esperanças são renovadas na presença do Divino ou Sobrenatural de suas crenças santas e ou profanas.

A fé remove montanhas, só não remove a água pluvial misturada com lixo e o esgotamento sanitário das ruas Governador Flávio Ribeiro Coutinho e Siqueira Campos, porque a ANE X Prefeitura Municipal de Santa Rita, continuam assim querendo, na primeira chuva de hoje depois de meia-noite, a lama deu boas vindas, saudando a população passante e residente naquelas artérias, um verdadeiro show de lama e lixo no terminal rodoviário urbano, lavando os pés de quem tentava atravessar as artérias já citadas no encontro de ambas na frente das lojas: casas Bahia, Armazéns Luiza, dentre outras e do Banco Itaú, também não foi diferente.

Infelizmente em sendo assim, nos parece que: "Você precisa de Poder, apenas quando quer fazer algo prejudicial, caso contrário, o amor é suficiente para fazer tudo", na visão extraordinária de Charlie Chaplin.

Tai, uma boa reflexão estruturante.

Isso mesmo, veja a pobreza das praças feitas no modelito do tempo da pedra lascada, onde chegamos?!...

A Getúlio Vargas, ficou horrível, as árvores desapareceram juntamente com o povo que vivia em suas sombras.

E as demais praças receberam o mesmo tratamento é de vaca não recolher o bezerro.

Em parte a chuva serviu para lavar o meio-fio das ruas citadas que foram esquecidas no ano que passou e não recebeu pintura de cal branco como era antes e antes das grandes festas, como a de Natal e de fim de ano.

Antes que tirem o lixo do tapume colocado na via pública e na praça João Pessoa por trás do coreto, o popular pires, o que nos parece ser a próxima vítima a ser derrubada para ser reconstruida no modelito oficial.

Antes era a dona Cagepa X prefeitura municipal, agora é a dona Ane X prefeitura municipal, as responsáveis pelo grande feito que chama atenção e tais órgãos se misturam e fazem ouvidos de marcadores diante da realidade pública de fato e de direito.

Acredita-se que a visão dessa gente nanica de passagem pela gestão municipal e sua ANE que apenas recebe o pagamento do consumo de água e esgotos, nada ou quase nada investiu no sistema municipal de abastecimento de água e esgotos.

Invocamos como parte de nossa fala, ainda que por analogia, o pensamento do escritor polaco Ryszard Kapuscinski (1932-2007), ao afirmar que: "Quando se descobriu que a informação era um negócio, a verdade deixou de ser importante ".

Enquanto isso o Santa Rita Tênis Clube desapareceu e o Mercado Central construído em 1940 por Diorgenes Chianca, pede socorro em sua estrutura física e higiênica.

Então se for assim, é bom calar para ser bonzinho aos olhos dos "donos" da cidade que para permanecerem assim mandando e desmandando dependem do voto popular em 2024 para sobreviver.

Deixa quieto, feliz ano novo é a temática do dia e assim será o ano todo.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 01/01/2024
Reeditado em 01/01/2024
Código do texto: T7966379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.