Janela de esperança (BVIW)

 

Nos últimos dias do ano passado reservei algumas horas para olhar pela janela do tempo e, quem sabe, me inspirar para planejar o ano seguinte. Contudo, fiquei desolada com algumas coisas que me vieram a mente, a exemplo de uma guerra que não cessa e não terá vencedores, apenas destruição e mortes, entre essas, de crianças que não tiveram a sorte de fantasiar a chegada de Papai Noel.

Em seguida, o vento quente trazia um calor insuportável, fazendo-me lembrar o quanto aquecido está o planeta. Ah, não pude evitar de enxergar a sujeira que se acumula nos ambientes, públicos e privados, causada pela falta de ética que refletem o descomprometimento da sociedade, fazendo prevalecer o egoísmo, a individualidade e a ganância.

Enquanto isso, ainda pude presenciar a ignorância de mãos dadas com ideologias ultrapassadas, contaminando mentes vazias de saberes, enquanto a Inteligência Artificial (IA) desumaniza a sociedade contemporânea. E aí me perguntei - como será o futuro? O amanhã?

Nesse cenário ficou difícil o que desejar para um Ano-Novo diferente, com mudanças do tipo: redução das desigualdades socioeconômicas, mais solidariedade e compartilhamento de sentimentos como o amor e a ternura, pois só assim, podemos ter uma vida coletiva com felicidade e a paz que almejamos.

Enfim, decidi pedir saúde para fazer a minha parte, com esperança e ação.

 

Iêda Chaves Freitas

03.01.2024

 

Tema livre.