"É TUDO UMA MULAMBADA SÓ !"

Sexta-feira, 5 de Janeiro de 2024.

Aqui neste espaço, um dos assuntos menos abordados é o Futebol. Mas do jeito que a coisa vai, não custa nada perder algum tempo com ele, para dizer que o Brasil já nem passa perto do que esteve nesse assunto, tendo as conquistas de cinco Copas do Mundo nessas décadas que passaram.

São tantas as mazelas que o envolvem que fica difícil apontar uma delas como a principal ou mais importante. Mas pelo menos duas delas há que se registrar aqui, buscando explicação para tanta estupidez cometida nesses últimos tempos.

A primeira delas é montar uma seleção com atletas que nem estão no país. Apenas os que estão no exterior possuem a primazia da convocação e exclusividade nas respectivas escalações. Isso deixa os atletas nacionais em segundo plano, desvalorizando-os.

A outra situação esdrúxula é ver a insistência dos responsáveis pelo futebol brasileiro, darem preferência aos treinadores estrangeiros. Deixando também em segundo plano os treinadores do país. Estes não são nenhum pouco inferiores àqueles.

Alguns dos principais clubes brasileiros adotaram esse critério também. Admitiram técnicos estrangeiros. No entanto só uns poucos lograram êxito no sucesso. A maioria deles foi um verdadeiro fiasco ao final.Mas essa gente não perde a pose. Pensam que estão causando progressos ao futebol nacional.

Oras, como pode um país com o histórico vencedor que o Brasil possui, utilizar tal ideia? Desconsiderar seu próprio valor? Não dá mesmo para entender. E isto está fazendo com que o nosso país ande perdendo toda aquela fama conseguida. Bem como a qualidade que está sendo praticada com relação aos jogadores, hoje, não anda passando nem perto daquela de antes.

Os clubes considerados grandes no país hoje não o são mais. Quase que a maioria deles podem ser classificados como equipes médias. E seus resultados últimos, mostram isso.

Mas como tudo nesse país inverteu-se, mais esta situação não espantará a ninguém. É "tudo uma mulambada só", diria um locutor esportivo de uma rádio do Rio de Janeiro. E é daí pra pior, doravante.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/01/2024
Reeditado em 05/01/2024
Código do texto: T7969402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.