O político Idelfonso Avelar

Acompanho a política desde a década de 70, quando havia somente dois partidos, a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), em que eram permitidas eleições somente para vereador, deputado federal e estadual, senador e prefeito, com exceção das capitais. O político Iris Rezende Machado que teve o mandato de prefeito de Goiânia cassado em 1969 pela Ditadura Militar, voltara em 1982 para ganhar as eleições para governador.

Era época da transmissão analógica, da TV de tubo à válvula que esquentava, das rádios AMs e da máquina de escrever. Eu tinha o sonho de ser jogador de futebol e frequentava o OBA, centro de treinamento do Vila Nova, mas trabalhava de servente de pedreiro e pedreiro, e gostava dum radinho de pilha para assistir os jogos do Vila Nova, ouvir músicas sertanejas e notícias.

Lembro-me do político emedebista Idelfonso Avelar de Carvalho que foi vereador por 03 mandatos e suplente de deputado estadual, quando assumiu a vaga em 16 de março de 1983 até 1987, na Assembleia Legislativa de Goiás. Idelfonso Avelar era advogado e pedagogo, e lecionou no colégio Liceu de Goiânia, no Instituto de Educação de Goiânia (IEG) e na extinta Escola Técnica Federal de Goiás. Na próxima eleição não se elegeu e passou a ocupar cargo de confiança nos governos do MDB.

Idelfonso Avelar era natural de Jaraguá-GO, nasceu no dia 23 de janeiro de 1935, filho de João Avelar de Carvalho e Eulina Avelar de Carvalho, e faleceu no dia 02 de maio de 2014, por problemas renais, e também sofria do mal de Parkinson, e deixou 04 filhos, Suzana, Idelfonso Filho, Alexandre e Leonardo agora pastor da nossa igreja.

O meu irmão Afonso, mais novo do que eu 02 anos, disse-me que votou em Idelfonso Avelar para deputado estadual, pelo seu currículo de professor e por ter o nome parecido com o seu; e que certo dia nos anos 80 fora no centro da cidade pagar uma conta e comprar alguma coisa, e que de repente se viu sem o dinheiro da passagem de volta, e que decidiu ir na Assembleia Legislativa procurar o deputado Idelfonso Avelar onde foi bem atendido em seu gabinete. E que o deputado lhe deu 1000 cruzeiros mais que o dinheiro da passagem.

Goiânia, GO., 06-01-2024

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 06/01/2024
Código do texto: T7970193
Classificação de conteúdo: seguro