EDUCAÇÃO, PRIMORDIAL?

Estamos vivendo em uma época em que a divergência de opiniões diverge de maneira quase dissoluta. As reformas com algumas mudanças significativas e muitas vezes, deixadas de lado por meros interesses políticos, deixa a sociedade aturdida por falta de uma regulamentação clara que possa ser absolvida pelas camadas menos favorecidas.

Enquanto os nossos governantes não se atreverem a considerar, em seus programas de governo, a EDUCAÇAO, como prioridade, jamais teremos qualidade no sistema educacional brasileiro, e, consequentemente na educação em si.

Senão vejamos, os políticos que assumem o poder, aqui não falo só de presidente, mas também de deputados, senadores, prefeitos, vereadores e de todos os penduricalhos que vêm em decorrência do cargo que assumem.

Ao meu modo de ver, há muitas coisas que nem deveriam existir. Vejo, por exemplo, o “sistema de cotas”, que os governantes se apegam como se fosse uma coisa essencial, tão essencial para a vida que sem elas não se poderia viver. No entanto, para mim soa como uma bruta da discriminação.

Se houvesse, um sistema educacional de qualidade, realmente, voltado para a informação, começando desde a mais tenra idade, a educação pelos pais e continuando nas escolas, por profissionais preparados, para tal, há de se convir que os resultados seriam outros.

Vejo no ser humano e considero, cada um, como um mundo diferente, mas na essência todos são iguais, independente de cor, raça, casta etc., pois enquanto seres viventes, todos tem uma alma que os mantem vivos e atuantes, prontos para escolher e decidir a senda que desejam trilhar, sem interferência de um poder público, muitas vezes apodrecido por ideias retrógadas, pois vivemos em um país democrático em que as vias devem ser oferecidas e abertas para todos, indistintamente.

Os nossos indígenas que apesar de serem os primeiros habitantes de nosso país continente, também ainda são discriminados. É como se fossem uma casta, à parte, que são apenas chamados de índios e não de brasileiros.

Acho isso, também uma discriminação! Eles também lutam pelo

sistema de cota. Um absurdo! Acho que reina desigualdade em tudo. Os poderosos impõem as regras, os cidadãos tem que se comportar como carneirinhos no redil.

Já vivi bastante e não me considero velho. Aqui quero lembrar o que disse Galileu Galilei, ao ser entrevistado. Perguntaram-lhe: quantos anos ele tinha, e, depois ter inventado (descoberto) tantas coisas, ele respondeu: “tenho oito anos ou mais, talvez, dez!” o inquiridor estranhou e lhe disse, mas o senhor é velho! Qual no foi a sua resposta. “Os anos que já vivi não interessam, o importante são os que ainda vou ver. Parafraseando o grande cientista filosofo, diria: tenho 12 ou 13 anos, os 87 ou 88 que passaram não interessam mais, pois passado é passado e o que interessa é o que penso viver, para chegar ao um super centenário.

Como sou fã do grande escritor Augusto Cury e com a sua permissão, vou transcrever algumas frases e pequenos textos sobre o que ele fala sobre educação em seu livro: O Semeador de Ideias.

“A educação deveria ser tratada como a joia da coroa da sociedade, mas fica em segundo plano”.

“Quem investe apenas em alguém que lhe possa dar retorno, não é digno de ser chamado de educador”.

“Os mais inumanos psicopatas um dia foram crianças com potencial para se doarem, serem solidários e generosos”.

“O professor escreve em um quadro, com u’a mão e com a outra muda o mundo, porque muda a mente de seus alunos”.

- “Perguntem quanto ganha um psiquiatra que trata de pessoas doente e comparem com o salário de um professor, que, por meio da educação, previne os transtornos psíquicos. Ficarão escandalizados. Perguntem quanto ganha um executivo que lida com a matemática financeira, tão lógica e previsível, e comparem com o salário dos professores, que trabalham com a complexa matemática da emoção, em que dividir é multiplicar e diminuir é somar. Ficarão perplexos. Perguntem o quanto são treinados os trabalhadores das industrias que constroem maquinas e comparem com o treinamento oferecido para aqueles que cuidam da mais fantástica máquina, a mente humana. Ficarão assombrados”.

2

Para concluir, voltemos ao titulo deste modesto texto, que penso, estar jogando apenas uma fagulha na imensa fogueira que se descortina aos nossos olhos e por que não atingir aqueles que com o poder nas mãos, não fazem nada para acender a fogueira do amor e cuidar ou, pelo menos, olhar com mais atenção para o nosso Sistema Educacional. A EDUCAÇAO É OU NÃO PRIMORDIAL?!

Em todos os países considerados e vistos, com maior grau de desenvolvimento humano (DH), podemos pesquisar como aconteceu o seu progresso, a sua evolução em todos os ramos da moderna civilização.

Brasília, 10 de janeiro de 2024.

Por Riazo.

riazo
Enviado por riazo em 09/01/2024
Código do texto: T7972896
Classificação de conteúdo: seguro