OS CRIMES

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024.

Um acontecimento pesado ocorrido anteontem no Equador, dispara a gravidade do que anda acontecendo não só lá, mas em quase todo o mundo. O crime passou a exercer seu poder de forma atuante, diferentemente de como agia antes, nas caladas das noites. Agora são e estão presentes em muitas das ocorrências às quais estamos sendo submetidos por ele.

O Brasil já vem passando por esse tipo de ocorrência desde os anos 60', quando em 1964 os militares intervieram numa situação estanque, para anular a ação dos criminosos daquela época. Por isso o país passou por um regime governamental de forças armadas, até 1985.

Muitos deles foram presos, outros mortos, também alguns deles fugiram, foram se esconder em vários países. E em Cuba, inclusive, amontoou-se vários deles, até mesmo com treinamentos de guerrilha e subversão. Mas que mesmo com vinte e hum anos de repressão criminal, o país não conseguiu livrar-se de muitos deles, inclusive com a volta dos mesmos aos mesmos lugares de antes no país.

O agravamento disso se deu com a influência deles na política, também na gestão pública, estando muitos deles ocupando cargos importantes na administração pública brasileira. E os riscos que corremos com isso já estão à mostra. Talvez até digamos brevemente que "o Equador é aqui".

Infelizmente o crime avançou no país de uma forma assombrosa, a ponto de não haver um só âmbito onde ele não aja. Até mesmo impere. E tudo isso com indiferença daqueles que seriam ou estariam em posições de rebater tudo isso, como o Congresso Nacional e as Forças Armadas.

As grandes cidades, algumas capitais, estão já sob a ação criminal dos facínoras. Interessante é ver uma manifestação do ministro Fachin determinar que a polícia do Rio de Janeiro não invada favelas e morros, bem como não ataque o crime. Uma coisa dessa só pode ser considerada como pura brincadeira desse ministro.

Essas autoridades imaginam que nunca serão atingidas por alguma ação criminosa. Também a seus familiares. Mas isso é pura ignorância, haja vista que a violência atinge a todos, sem distinção alguma. É só uma questão de tempo, hora e lugar. A vez de cada um chegará. Isso caso os responsáveis por combater o crime, não ajam adequadamente e por exercício da legalidade.

Infelizmente, parece que foram nulas todas e quaisquer melhoras junto às populações mundiais. Têm-se a impressão que a criminalidade alcançou os mesmos progressos, também. Daí que, se não for feita alguma coisa, em breve a bandidagem estará atacando à ela mesma. Será só um acerto de conta genérico.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/01/2024
Código do texto: T7973261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.