"Conflito Armado Interno" Lá No Equador! Se Essa Onda Pega...

O atual presidente do Equador; Daniel Noboa, depois de uma recente onda de violência que deixou a população do seu país 'em pânico'; apavorada por causa das várias explosões e das ameaças de traficantes nas redes sociais, se viu práticamente obrigado a declarar um estado de "conflito armado interno" nesta última terça-feira (dia 9 de janeiro) enviando as forças armadas para as ruas depois que um bando de traficantes chegaram ao cúmulo de estando fortemente armados, terem invadido acintosamente uma estação de televisão colocando em risco a vida de todos que ali se encontravam naquele momento, já que naquele momento estava acontecendo uma transmissão ao vivo para todo o País...

Esta declaração anunciada pelo próprio presidente Daniel Noboa contra todas as facções criminosas existentes no seu país, define e considera estes grupos de criminosos como terroristas, o que consequentemente também autoriza o Exército e a Polícia Nacional do seu país a intervirem diretamente contra eles...

Vale ressaltar que o combate ao narcotráfico já foi um dos principais temas da campanha presidencial deste presidente equatoriano, tanto que no dia de sua posse; 23 de novembro do ano passado, o nosso vice-presidente Geraldo Alckmin que ali estava representando o Brasil, aproveitou aquela oportunidade para conversar com ele a respeito do necessário combate à esse maldito narcotráfico que acontece aqui na América do Sul, e que por sinal é um problema crítico e muito recorrente no Equador. E segundo fontes do Planalto o tema daquela conversa foi tão forte que cerca de 80% daquela reunião girou justamente em torno do combate ao narcotráfico...

Fato é que até a situação está tão tensa lá no Equador que o presidente LULA está acompanhando atento aos seus consequentes desdobramentos, certamente torcendo que "essa onda não pegue aqui no nosso Brasil", que como todos nós sabemos também sofre com o aumento das atuação dessas facções criminosas em vários estados do nosso País...