Precisamos de Humanidade

MESMO admitindo que é irreversível o avanço avassalador da tecnologia, inclusive da inteligência artificial, ainda acho que é possível viver com humanidade, sem abandonar hábitos saudáveis e sem se render totalmente à mecanização. Em outras palavras; sem aceitar a irrelevância.

Assim continuo no meu cantinho resistindo como posso é apegado àquilo que acredito seja viver de fato a vida. Então releio livros, ouço música e converso com as pessoas sempre tentando resistir. Também relembro o que disse Charles Chaplin:

“O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém sem nos extraviarmos. A cobiça envenena a alma dos homens, levantou no mundo uma muralha de ódio.., e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticidios.

“Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina que produz a abundância, tem-nos deixado em penúria.

“Novos conhecimentos fizeram-nos céticos, nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos muito pouco.

“Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”.

Reflitam sobre o que aconselhou Carlitos. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/01/2024
Código do texto: T7975522
Classificação de conteúdo: seguro