"O QUADRILHÃO". ORTEGA Y GASSET. AO AMIGO SEBASTIÃO.

Que importa o que vivemos, se na vida tudo passa? O momento, somente o momento é significativo, e ele não se eterniza.

José Ortega y Gasset, filósofo, ensaísta, jornalista, ativista político espanhol foi o ícone da teoria da razão vital e histórica.

Foi um pesquisador do conhecimento deixando certo ser impossível chegar e alcançar interpretativamente o conhecimento sem perceber as próprias circunstâncias. É como no Kantismo, sujeito e predicados.

O que é isto? O homem está no centro da história. Estando o mundo em permanente processo de mudança ele deve acompanhá-la para não perder o chamado “bonde da história”. Desde seu começo até seu término a vida é um largo aprendizado. Aprende-se pouco, como no socrático “sei que nada sei”, e nada do essencial. O quê? A grande indagação que continua na posse do Senhor, e assim restará. Senhor das Eras, Dos Mundos, Do Cosmos. E Dele sempre será, “Os Desígnios de Deus”, não nos pertencem, somos frágeis criaturas.

"O homem tem uma missão de clareza sobre a Terra", ensinava, Gasset.

Para cumprir essa missão, digo eu, deve aceitar um mínimo de conhecimento, aquele que entra pelas suas entranhas de forma “vital” e portanto irrecusável. É o curial.

Essas mudanças e esse plano "vital" no Brasil está acontecendo. Ninguém tomará do Brasil ser o “País do Futuro”, embora quem não percebe o curso da história disso faça “deboche”. Não tem clareza de visibilidade.

Desde muito a política vem destroçando as potencialidades da nação e consequentemente do cidadão brasileiro. É contínua desde a Carta Política da Colônia até a atual a “promessa básica de direitos individuais” ; permanentemente descumprida.

Embora rejeição dessa simbiose ocorresse pontualmente em personagens políticos, perdeu-se por historiografia latente a arquitetura do bem. O famoso "bonde da história", isso algumas vezes.

Atrasados e recalcitrantes continuam em seu passo pesado ligados às ideias políticas retrógradas pelo favorecimento pessoal ou por serem psicóticos.

Já inaugurou-se processo investigativo do conhecido e nominado quadrilhão, que frustrou-se, com nomes colocados pelo STF na cesta de investigados, quando se buscava revelar esse imenso “balaio”, para alguns deflagrados processos penais e outros já com processos em andamento. Tudo em vão...

Não são desconhecidos, ao revés, a notoriedade os acompanha.

Este é o processo mental “vital” que aponta Ortega y Gasset para chegar-se ao mínimo de conhecimento.

Entenda-se, vital....

Aceitar a obviedade do fato que não possibilita recusa, como ao menos investigá-lo com acuidade como tem sido (FOI) feito, impõe-se. Muito mais e com responsabilidade anuir nessa unanimidade taxativa e notória como as letras da lei probatória definem a dizer gramaticalmente que "o fato notório independe de provas", textualmente.

Estamos nesse limiar (já concluído e de conteúdo imutável até o presente de alguns processados formalizados ), onde a notoriedade diante dos ilícitos confessados em inúmeras "colaborações (delações) premiadas” são monolíticos e intransponíveis .Terminativos.

Não se estranha a resistência de muitos. Já fez escola, proselitismo.

É a surpresa que não surpreende mais; fez didática, embora do erro.

Forte psicopatia desses mesmos resistentes contamina parcelas indiferentes ao fato notório e ao desfile da realidade.

Isso e mesmo, ainda que apertados na camisa de força da realidade gritante. Estão sufocados nos espartilhos do interesse.

O ufanismo se dirigia ao voto que sempre desafiou a democracia censurada na própria República de Platão. O criador que desnatura o filho. E as convulsões psicóticas continuam.

Nenhuma química ou tratamento de choque resolverá essa patologia, Estes são casos perdidos.

Uma minoria desimportante desacredita do Brasil, que cresce sozinho como criança vulnerável, desamparado e explorado, mas cresce vendendo balas nos sinaleiros da vida a procura de luz; trabalhando....enquanto muitos usurpam....

Veja-se que sempre existe uma barreira para a procissão que querem sem freios, na orgia da restrição de direitos, prejudicados alguns, porém sobrevivos os pilares, espantem-se!!!!!!!!! congressuais .

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/01/2024
Código do texto: T7978047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.