País do Carnaval

NUNCA fui contra festas. Elas são necessárias à vida: descontraem, alegram e retemperam nossas forças.

Mas não se pode fazer das festas uma obsessão e abuso. Vejam bem, no nosso país há um contínuo absurdo de promover festas a três por quatro. É como se fosse um eterno carnaval. O calendário de festas é fora do comum. Inventa-de toda sorte de feriadões ou eventos fora de época. O ano todo.

Estive conversando com algumas pessoas que são pesquisadores na área dos usos e costumes dos povos e elas me disseram que o Brasil é disparado o país que mais promove festas no mundo. São múltiplos o nome das festas, mas todas causam algo prejudicial: param o país, menos a indústria do lazer. Slém disso cresce os gastos com segurança e o escambau, além do endividamento das pessoas. Segundo esses pesquisadores nenhum dos países considerados desenvolvidos como China, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Inglaterra, Alemanha, França… promovem festas em demasia. Não há esse frenesi e obsessão por festas. Confiram.

Revolta que as instituições não divulguem o custo/benefício dessas festas. O prejuízo que causam ao país.

Somos mesmos um psís do carnaval. Uma espécie de BBB. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/01/2024
Código do texto: T7979117
Classificação de conteúdo: seguro