Casar ou não casar? Pergunta difícil de responder. Bom, se você tem problemas com a solidão - não apenas por isso claro - case, mas se você convive bem com a solitude, não case, a não ser que sinta vontade. Radical? Claro que não. O casamento é a instituição falida mais lucrativa que eu conheço. Falida porque nunca houve tantos divórcios e lucrativa porque as pessoas estão se casando duas, três, quatro vezes ou mais e um detalhe: hoje a mulher pode usar vestido de noiva quantas vezes quiser. Liberou geral mesmo. O famoso vestido branco não é mais privilégio das jovens e virgens. Mas também onde encontrar uma jovem virgem hoje? Talvez em uma creche.

         Existem vantagens no casamento? Não vou mentir, existem sim: companhia para caminhar na vida, formar uma familia, alguém para cuidar de você, te oferecer colo, coçar as suas costas, ver filmes e séries, enfim, você não estará sozinho. Se bem que algumas amigas já me confidenciaram que mesmo casadas, sentiam uma solidão imensa, então casamento não é uma garantia que não nos sentiremos sós. Ouvi o seu desabafo, mas não emiti nenhuma opinião. Uma das coisas que aprendi na vida é que às vezes a sinceridade não é bem vinda.

          Eu preferi não me casar e nem constituir família. Mas amo meus sobrinhos e sempre estive presente na vida deles. Gosto de ter a minha casa para mim, acordar e não precisar falar com ninguém, andar nú, ficar horas no telefone com meus amigos e não precisar mme preocupar em fazer café da manhã, almoço e jantar, a menos que eu queira. Se penso na velhice? Claro que sim. Mas responder essa questão, não é fácil, porque nem existe uma resposta concreta. Na verdade o bom seria se pudessemos estar casados quando precisamos de alguém e solteiros quando simplesmente queremos estar sozinhos. Seria o luxo dos luxos. Será que um dia chegaremos a esse nível de evolução? Talvez não, porque estão complicando ainda mais. Quem aprova o famoso trisal? Eu não. Já é complicado viver com uma pessoa, imagine duas. Deus me livre!

          Hoje é muito comum casamentos em que cada um mora na sua própria casa. Acho fantástico e aprovo. É quase atingir o nível máximo do relacionamento sem rotina, mas infelizmente sem a liberdade de ser livre quando for o seu desejo. Mas a gente chega lá e como diria os franceses: c'est la vie! Sabe quando teremos a solução para o casamento perfeito? Nunca. Mas enquanto não temos, vamos vivendo as delícias do amor, que esse sim, nunca deve faltar.

José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 18/01/2024
Código do texto: T7979570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.