Vicio Impiedoso - Doença Mundial

Vicio Impiedoso - Doença Mundial

Perante as eras antigas, costumava carregar um pequeno fascículos para escrever os textos que vinham em minha memória. Suspendi com este hábito logo que ganhei meu primeiro telemóvel, o que, convenhamos, foi uma magnífica opção, pois, consigo escrever rapidamente o que me vem na cabeça.

O consumo de álcool, muitas vezes, confere um status social, principalmente entre jovens. Segundo dados de 2022, da Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN), quase 3% da população brasileira acima de 15 anos já pode ser considerada alcoólatra.

O consumo de álcool é uma prática comum em diversas culturas em todo o mundo, mas você já parou para pensar em como ele afeta o seu cérebro? O álcool é uma substância que pode causar diversos efeitos no sistema nervoso central, desde alterações na percepção e comportamento até a deficiência de funções cognitivas importantes. Segundo o Dr. Nasser Reda - Nacionalmente reconhecido pelo tratamento de dependência química, alguns indivíduos com vulnerabilidade ao abuso de álcool e drogas têm crenças características que são ativadas sob determinadas circunstancias, e consequentemente, aumentam a probabilidade do uso continuado, ou seja, isso estimula do desejo diante da fragilidade. 

Segundo estudos, o álcool age sobre a dopamina, neurotransmissor que está envolvido em diversas funções do cérebro, como a regulação do humor e a recompensa. Ao ingerir álcool, ocorre um aumento nos níveis de dopamina no cérebro, o que pode explicar a sensação de prazer e bem-estar associado ao consumo e isso pode te levar ao vício.

É comum ouvir inúmeras vezes frases como estas: Vou tomar uma para diminuir a tristeza; ou - vou tomar uma para me soltar, ou esta ainda mais conhecida: vou tomar uma para desestressar. Mas, você sabia que o consumo excessivo de álcool pode levar à diminuição dos níveis de dopamina, afetando a motivação e o humor a longo prazo, além de causar danos aos neurônios do cérebro?

Você sabia que o viciado pode chegar ao ponto da mentira para beber achando que ninguém irá descobrir ? Armar supostas confusões familiares para sair beber? E tantas outras desculpas esfarrapadas são inventadas constantemente para que ele possa sentir “ livre” para seu consumo atroz.

É necessário que todos entendam que é possível divertir sem o consumo de bebidas alcoólicas, bem, como, tomar atitudes corajosas sem o envolvimento da substância. Isso vai lhe trazer ainda mais confiança em si mesmo e suas capacidades. É possível ter uma vida saudável e disciplinada sem dispensar o lazer e entrosamentos de maneira sensata.

Para escapar dos efeitos impiedoso do vício do álcool, é importante buscar ajuda e tratamento como Psicólogos, Psiquiatras e comunidades de apoio, como o Alcoólatras Anônimos (AA).

Seja você mesmo.

seja livre.

Seja forte e liberte -se deste vício impiedoso.

Lucimar Melo
Enviado por Lucimar Melo em 20/01/2024
Reeditado em 20/01/2024
Código do texto: T7981018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.