Escola

Escola

Naquela escola? Uma biblioteca, livros num armário ao lado de demais armários rumo à janela, uma mesa, uma cadeira empoeirada pela poeira que vem de fora da janela de madeira, um globo de plástico riscado, um puf cor de rosa e outro azul, um ar condicionado de gaveta daqueles bem pesado. O lixo jogado pelo gramado tira o brilho do espaço ventilado, o ventilador de três pás hélices já não funciona mais, o calor do sol do verão aquece minha estrutura física - aguça meu coração, a luz que entra pela porta deixa o azulejo da parede lívido como a luminosidade da lua cheia, os riscos do globo cada vez mais realçado pelas marcas do mal uso, as cores dos pufs estão mais acrômato, alguns professores chegam se trombarem uns com os outros na sala que fora organizada especialmente para eles, em cima da mesa o livro ponto esperando para ser assinado diariamente, porém, sempre há um pequeno desespero no final do ano letivo para assinar o mesmo, sobre os armários materiais deixados pelos professores, na verdade sucatas.

Se a escola funciona? Com alguns alunos deixados pelos pais para que eles possam ficar livres pelo menos meio período, já que não tem período integral. Algo do tipo, “pega que o aluno é seu”.

O aprendiz é a pessoa mais importante de sempre nesta escola... diariamente, turista ou aquele que sempre está suspenso. Ele não depende do docente… o docente é dependente dos alunos; ele nos traz o seu desejo de aprender. O trabalho é do professor lidar com cada aluno seja qual for seu caráter.

Naquela escola? Professores já cansados ainda continuam lá, o tempo de aposentar já se foi a léguas, alguns já andam acompanhados de bengala pela idade já derradeira e, isso não é brincadeira. O docente de matemática esqueceu da sua formação acadêmica, estava trabalhando com seus alunos os verbos transitivo indireto.

Será que é a era ou caduquice mesmo? Provavelmente que possa ser caduquice, já que a escola continua intacta, apenas com alguns mobiliários um tanto arcaico.

Mas enfim, tudo é experiência. A vida é uma escola, onde aprender é permanente e diário, mesmo que se volte em tempos remotos.

Lucimar Melo
Enviado por Lucimar Melo em 21/01/2024
Código do texto: T7981320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.