A VIDA E O VIVER SÃO O QUE SÃO

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024.

Viver era melhor em outros tempos ou atualmente?

É claro que uma resposta dessa é complexa. Primeiro porque depende da vida de cada um. Do jeito e do modo como viveu e vive. Também das escolhas que fez, faz e fará, sempre.

E essas escolhas são fáceis ou difícies? A resposta também está acima. Porque escolher o bem e o certo, não é de todos. E escolher o ruim e errado, pelo que se vê, é dos inaptos, dos relapsos e dos mal intencionados. E isto aconteceu, acontece e acontecerá, sempre, também.

Alguém poderia dizer que "se está num mato sem cachorro". E isso é a pura verdade. Daí que caberá à cada um fazer sua escolha. O resultado? É só aguardar. A vida, que é implacável, mostrará o resultado dessa escolha.

Mas os que fizerem más escolhas, talvez nem saibam disso. Porque se acostumaram com as coisas ruins. E estas farão parte de suas vidas. Parece que a estes falta uma percepção apurada. E não conseguem visualizar o que lhes passa ao redor. Mesmo que nele estejam pessoas tristes, infelizes, sofredoras. É uma cegueira circunstancial e crônica.

E se não fosse assim, não teríamos um viver tão doloroso, tão sofrido. O mundo está repleto dessas circunstâncias. As guerras que se desenvolvem nele são testemunhas disso. E como se sabe, muitos vivem delas. E as promovem e alimentam. Mesmo que seus custos sejam absurdos.Seus preços também.

O último recurso que se tem a recorrer é o astral, o divino, o religioso. Mas estes não parecem corresponder. à nada e nem a ninguém. Porque tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Não tem mudado nada. E, parece, os animos continuam se recrudescendo. E sem parar.

Então, do que se tem escrito, lido, falado e pensado, também vivido, falta é tomar as rédeas do bom censo, do discernimento, buscando eliminar a ganância, a indiferença, a maldade, o oportunismo, a desfaçatez. Também a desonestidade. Mas que não se pense ser isso fácil. Muito pelo contrário.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 23/01/2024
Código do texto: T7982661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.