Damas, Uma Brincadeira Intelectiva

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Abaixo discorrerei um pouco sobre os jogos de damas. Uma distração sadia, ótimo exercício intelectual...

"No Brasil, os esportes mentais mais praticados são o xadrez e damas. Estas modalidades possuem confederações, federações, ligas e clubes. E os jogadores disputam circuitos estaduais, nacional, pan-americano, mundial e olimpíadas mentais."

História...

"O jogo de damas é um jogo de tabuleiro com casas brancas e pretas sobre as quais são colocadas as peças. O jogo consiste em mover as peças na diagonal e capturar a dama, isto é, a peça do adversário. É jogado por duas pessoas e suas regras simples permitem que crianças possam jogar a partir dos seis anos de idade.

O jogo de damas é muito antigo, tem milhares de anos se consideramos seus precursores. Um tabuleiro semelhante ao de damas foi encontrado em Ur, na antiga Mesopotâmia, com data de 3000 a.C. O Museu Britânico, em Londres, tem um exemplar de tabuleiro que pertenceu à rainha egípcia Hatchepsut, do século XV a.C.

Os gregos antigos, no século V a.C., jogavam um jogo similar chamado pente grammai. Os romanos também tinham um jogo semelhante chamado albuquerque e que serviu de base para o atual jogo de damas. O albuquerque foi jogado na Idade Média e está mencionado no “Livros dos Jogos” do rei Afonso X de Castela, do século XIII."

Do site: studhistoria.com.br/história dos brinquedos.

Conforme os que categorizam as várias modalidades esportivas existentes, a Dama é tida como um ESPORTE INTELECTIVO. — Relativo ao intelecto; à inteligência... "onde há prevalência de caráter intelectivo nas disputas."

Há diferentes tabuleiros de damas: os de 64, 100 e 144 casas. O primeiro é mais usual, por todo o Brasil. Na capital mineira, atualmente é percebível uma preferência crescente dos amantes das modalidades de 64, pelas damas de 100 casas.

Acho que não darei voos tão altos (no sentido de aventurar-me jogar nestes tabuleiros; visto que não consegui avançar no aprendizado nem mesmo nos de 64 casas. — Assim continuarei a dar algum trabalho aos meus oponentes (de igual ou menor poder ofensivo) ao limitar meus treinos nestes tabuleiros.

Cá pela capital de Minas Gerais, há tempos passados o Serviço Social do Comércio (SESC) organizou alguns torneios de jogos de damas. E não sei se a instituição ainda toca em frente esse projeto.

Por achar esses torneios interessante para os desportistas desse seguimento, em minha cidade, orientei o amigo Dominguinho (temível atleta de damas da "terrinha") — tanto antes como agora a disseminar a ideia de organizar-se um campeonato de damas por lá.

De igual modo campeonatos de damas também podem ser organizados pelas escolas da rede pública e privada de ensino...

Assim como o jogo de xadrez, o de damas também tem sido (em alguns educandários) usado como ferramenta pedagógica às classes estudantis...

"O jogo de damas estimula o desenvolvimento do aprender do aluno ajudando na aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente, como também a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória."

Em Campos Belos — GO, esse esporte já teve boa expressividade no passado...A partir de meados dos anos de 1970, com a chegada do mineiro, Ivan Almeida Murta e seu irmão. Mais comumente em tabuleiros de 64 casas.

Com eles, ao passar do tempo, o esporte popularizou-se bastante na cidade (a pesar de não passar de tão somente treinos contínuos entre atletas). Do meu conhecimento nunca houve campeonatos de damas nesta expressiva cidade goiana. Até que precisava.

O Seu Ivan era um mestre temível pelos praticantes desses jogos. Indiscutivelmente um mestre por excelência dessa prática desportiva do lugar (os jogos de damas).

— Mas quase reduzida a zero após a sua morte e a transferência do seu irmão Avelino Almeida Murta para Belo Horizonte.

Conheci bons damistas de Campos Belos e até fiz parte dessa plêiade de praticantes desse esporte damístico do lugar. Com o Mestre Zé, Ivan e Murta seu irmão; Acleci, Sargento Oraci, Francisco Diogo Aguiar (Chico Bode), Neco, Joaquim Barbeiro, Zé Mecânico, Joviniano (esposo de Tuta), Domingos (Dominguinho), irmão de Getúlio da Bicicleta...

Joguei com vários destes, há mais de trinta anos. Com o próprio Ivan (o mestre de todos os tempos). — Às vezes que eu conseguia ganhar alguma partida sua, dizia ele que, havia perdido tal partida pelo fato de estar testando jogadas novas (e nunca dava mérito ao seus adversários); um defeito que o amigo levou ao túmulo.

Possivelmente há mais, mas que lembro Albeci, Domiguinho, são os remanescentes dessa prática esportiva do nosso tempo de mocidade na "terrinha". Resistem ao tempo até hoje; não deixaram e, provavelmente não deixarão esse esporte morrer por lá.

Albeci também já deu sua grande contribuição ao futebol amador da cidade (como atleta e incentivador) dessa atividade...

Tenho informações de que Nilvan e Mon, filhos de Ivan jogam muita dama, mas com seus afazeres de empresários sacrificaram seus talentos de atletas de damas. Tentei convencer o primeiro a conciliar suas atividades laborais com esse lazer, mas nem sei se isso surtirá efeito.

Em visita familiar...

Encontrei-me neste mês de janeiro, com o cabeleireiro — diretor do Salão Hollywood, Albeci Cordeiro e, Dominguinho; — atletas de damas de alto nível. Divertimos-nos nesses jogos, iguais a adolescentes: como se tudo fosse algo novo a nós. Reforçamos os veículos de amizade.

Dominguinho foi meu colega de aulas no Grupo Escolar Professora Ricarda. Mesmo tendo jogado com ele há 30 anos, arrisquei jogar umas partidas sem que eu obtivesse o resultado que esperava... apesar de ganhar algumas.

Nesses meus embates de agora, tanto com este como com Albeci, mais perdi do que ganhei. E após meus tropeços nos jogos riram de mim e sem graça eu só pensava em dedicar na matéria e ir à forras, posteriormente.

Rir por último é bem melhor!

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/poeta, escritor e Acadêmico Literário ANELCA e ALB/MG/RMBH

(22:01:24)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 24/01/2024
Reeditado em 24/01/2024
Código do texto: T7983512
Classificação de conteúdo: seguro