OS VOOS COMERCIAIS DA ARGENTINA

Os Voos Comerciais da Argentina

(Vento Lusitano)

Duas situações relacionadas aos voos comerciais da Argentina me chamam a atenção. A primeira ocorreu há alguns dias quando foi noticiado que o presidente da Argentina, Javier Milei, viajou para Davos, na Suíça, em voo comercial, ao contrário da maioria dos líderes mundiais que participam do Fórum Econômico Mundial. Milei disse que a viagem significou economia de recursos superior a US$ 300 mil. “De fato, a forma de viajar escolhida nos permitiu economizar cerca de US$ 392 mil. Esse dinheiro vem do esforço dos argentinos, e é nosso dever moral cuidar até nos mínimos detalhes”, escreveu, na rede social. Ele também disse que o presidente viajou com uma “pequena comitiva” justamente com o objetivo de reduzir custos ante a crise financeira sem precedentes no país. A segunda situação foi noticiada pela Agência Brasil, que a empresa aérea Gol e outras cancelaram os voos de ida e volta nos aeroporto Argentina na quarta-feira (24.01), em decorrência da greve geral anunciada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) daquele país, em dezembro passado, para essa data. A medida foi tomada tendo em vista que a greve afetará toda a operação aeroportuária nas cidades em que a Gol e outras companhias operam (Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário), impossibilitando a realização dos vôos.

O porta-voz do governo de Milei, Manuel Adorni, disse que a população argentina é contra a paralisação e que não se sabe ao certo qual é a motivação dos grevistas. Para ele, a CGT está “do lado errado da história” e nos últimos anos os trabalhadores perderam liberdade.

A verdade é que as duas situações realmente chamam a atenção, a primeira em vista se que se reportava a um voo comercial do Presidente da Argentina para Davos, na Suíça, país esse onde as mais altas autoridades governamentais em serviço sempre usam vôos comerciais. A segunda em razão de que a Confederação Geral do Trabalho (CGT) paralisou voos comercias para a Argentina. A primeira situação reporta-se a um voo econômico do Presidente Argentino, economia que está muito a necessitar a Argentina. A segunda uma greve que paralisa voos de ida e volta à Argentina, traduz prejuízos econômicos significativos ao país hermano. Não paira dúvidas de que se trata de duas situações que geram, no mínimo, reflexão. Aliás, impasses e reflexões que nós brasileiros já temos de sobra.

Bem! Vamos encerrando por aqui, desejando que os nossos vizinhos argentinos reflitam as situações de forma coerente e não percam a direção do GPS para voos seguros ao seu desenvolvimento.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 24/01/2024
Código do texto: T7983766
Classificação de conteúdo: seguro