UMA PESSOA INTERESSANTE É UMA PESSOA INTERESSADA

Dois amigos conversam em uma cafeteria parisiense.

– Pessoas interessantes são interessadas. Disse Robert, enquanto tomava um café com sua velha amiga.

– Como assim? O que você quer dizer com isso Robert? Interrogou sua amiga, após mais um gole de café.

Robert deu mais um trago em seu cigarro e disse:

– Uma pessoa se torna interessante à medida que demonstra interesse. Interesse em saber mais sobre você, saber o que você faz, como é seu trabalho, quais seus planos, quais seus sonhos? Esse interesse genuíno em ouvir, saber e conhecer é o que faz uma pessoa interessante. Ainda mais nos dias de hoje em que estamos enfiados com nossas caras no celular. Quando alguém diz que não está bem, não perguntamos o porquê, aliás, se perguntamos é por mera cordialidade, porque não nos interessa de fato saber como o outro está. Estamos mais preocupados em falar como nós estamos.

– Pensando bem Robert, você tem razão. Uma pessoa interessante é uma pessoa interessada. Afinal, não tem coisa mais chata do que conversar com alguém que só fala dela mesmo e não abre espaço para perguntar sobre você.

Margaret terminou de tomar seu café e ficou alguns segundos em silêncio, enquanto Robert terminava de fumar seu cigarro. Esses dois amigos se conhecem há muitos anos, dão aulas na mesma escola. Margaret continua a dizer…

– Esses dias tive um encontro com um cara. Fomos em um bom restaurante, com excelente comida. Se eu não perguntasse a ele algo o idiota ficava mudo olhando para minha cara. Não perguntou nada sobre meu trabalho, sobre o que gosto de ler, sobre meus hábitos, enfim, não perguntou nada sobre minha vida. E quando me perguntou algo, era uma pergunta repetida a que fiz a ele.

– Está vendo, desinteressante!

– Sim! Exclamou Margaret com uma expressão de nojo.

A conversa durou alguns minutos. Com Robert expondo seus argumentos sobre como as pessoas interessadas são mais interessantes, enquanto Margaret concordava com tudo. Até que, em um determinado momento, Margaret disse:

– Ok Robert, mas não podemos esquecer de uma coisa.

– O que?

– Que, as vezes, não é que a pessoa não seja interessante, mas as vezes, ela apenas não está interessada em você. Margaret finalizou essa frase com uma grande gargalhada. Os dois caíram na risada juntos.

Brenner Vasconcelos Alves
Enviado por Brenner Vasconcelos Alves em 24/01/2024
Código do texto: T7983954
Classificação de conteúdo: seguro