CRÔNICA - VOLTANDO AO MEU TEMPO DE INFÂNCIA...?!

CRÔNICA - VOLTANDO AO MEU TEMPO DE INFÂNCIA...

Talvez vocês não saibam, mas o melhor tempo para aprender a gostar de plantar e cuidar das plantas é quando a gente é criança...

Assim ganhava 1 tostão para cuidar do jardim da minha avó paterna, pois não tinha o que fazer a não ser ajudar a arranjar galhos de café ali mais próximo da nossa casa, para ela fazer de lenha em seu fogão e assim pegar pedaços de madeira ou mesmo lascas de toras já decepadas, mas que deixaram para trás...

Sempre sobra muita coisa para se queimar e também é a nossa obrigação manter o quintal sempre limpo para evitar insetos peçonhentos como inclusive o pior deles o escorpião que adora sujeira, mas para evitá-los tinha no quintal meia duzia de galinhas d´angola, aquelas que a gente nem as come para que elas limpe o quintal desses insetos perigosos...

Quando chovia então ela me ensinava como aproveitar para pegar as mudas da roseira que era de galhos e assim replantar nesse jardim... dando água todos os dias até que surgiam as novas folhas novas naquele galho e mais novos galhos e menos de dois a três meses já dava impressão que adoraram ser transplantadas...

Assim com tal facilidade em aprender durante quando a gente é criança, ajudei os meus tios a cuidar das mudas de café que ficava numa mata ciliar, bem próximo ao rio que tinha inclusive um lago para a gente se banhar e também colher a água para regar as mudas de café plantadas num pedaço de folha de madeira retangular que enrolado com dois arames acima e abaixo e enchia de terra adequada e úmida onde plantava algumas sementes de café... que como feijão brotava depois de algumas semanas e assim cuidava até que tivesse pelo menos 15 cm e galhos e folhas...

Exatamente em 2 a 3 meses seria transferidas para as covas feitas pelos empregados e lá ia eu com as mudas plantar tais mudas e cobria a cova com algo para ainda proteger a muda do sol pois ela ainda está jovem e num verde claro... mas com mais dois meses já na cova com a terra nova com adubos ela começa a crescer e ela mesma surge entre a proteção a levantando e já podemos retirar... pois se chove a própria chuva fica uma boa quantidade naquele cova... profunda que mantém todo tempo a terra úmida onde alimenta as raízes e em breve surge forte dando ares de que será em menos de 4 a 5 anos um pé de café... e ter sua primeira florada... que são poucos grãos de café, mas com o tempo em mais alguns anos ela fica tão grande que o espaço de 3 metros entre os pés de cafés... acaba os galhos da lateral se encontrando...

Quando alguém reclama que o café é muito caro... digo a eles... vá então plantar e colher café que tu verás que todo esse preço que tu pagas ainda é de graça pelo trabalho que dá para a primeira colheita do café, além de que quando ocorre uma geada com certeza não haverá a próxima colheita e se muito não paga nem os empregados para colher o tal café...

Sem nenhuma intenção de menosprezar as outras plantações que dão em meses e ainda podem ser colhidas até mesmo ainda verdes como fazem o pessoal no nordeste com os feijões... que guardam em suas casas em algum quarto... e deixam secar os grãos ainda em formação e ainda verdes.. que são bem mais macios... e deliciosos que ele chamam de feijão de corda...

E nós japoneses, não jogamos fora aquele feijões carunchados que bicho do feijão danificou e já alguns estão mofando... abrimos uma cova ou pegamos uma lata de 20 litros... dessas que compramos óleo de cozinha e a seccionamos no meio e fazemos duas metades com terra bem úmida e plantamos tais feijões e colhemos os brotos de feijão assim que tiverem aquelas folhas querendo surgir e retiramos lavamos e preparamos o tal moyashi ou broto de feijão grelhado na panela que é uma delicia de opção de brotos de feijão com shoyo...

Outro broto de bambu ou takenokô... também é saboroso demais... mas esse também quanto mais cedo ainda enrolado na sua proteção contra o sol melhor pois está macio e tenro... e perder a proteção ao sol... já não vale a pena colher, que ficará impossível de cozinhá-los para ser apreciado no prato...

Bem meus amigos que não são orientais... ensinem os seus filhos a gostar de plantar, pois é uma ótima diversão principalmente na melhor idade, como eu faço pela manhã as minhas tarefas para me exercitar... e claro me sentir útil nesse meu jardim do Éden onde com certeza já tem clientes pegando os galhos da babosa para vários aproveitamentos, bem como a folha de erva cidreira que outros chamam de capim santo, e quem sabe daqui mais alguns anos ... pois esse ano a mangueira deu alguns frutos que nem chegaram amadurecer pois andaram colhendo verde mesmo pois o pé tem alcance bem fácil pois está a menos de 3 metros de altura...

A mim não me cansa cuidar, pois é um prazer imenso de ver que um dia alguém dirá... obrigado a Deus por ter frutos de graça... e com certeza como o Brasil com tal desgoverno está deixando milhares de pessoas desempregadas e ao relento... em breve estarão necessitando de comida e vão começar a assaltar residencias e quitandas para se alimentarem... portanto plantem nos jardins das praças arvores frutíferas... que com certeza não será comida apenas para os passarinhos, mas comida para muita gente que está passando fome atualmente por ai como morador de rua!!!

Nota do autor:- Faço tudo que faço por prazer pois tive uma infância maravilhosa que os meus avós e tios me ensinaram... portanto façam o mesmo pelos seus filhos e netos que quem sabe os próximos anos serão melhores que os atuais!!!

Ivan o terrivel e E O APRENDIZADO COM OS MEUS AVÓS!!!
Enviado por Ivan o terrivel em 25/01/2024
Código do texto: T7984099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.