UMA HORA EM QUINZE MINUTOS. OU VICE-VERSA.

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024.

Criou-se uma fama no Brasil em que os hermanos argentinos costumam chamar-nos de "macaquitos". E isto se dá pela imitação, segundo eles, o brasileiro imita o americano em tudo. Ou quase, diga-se.

Mas uma recente pesquisa desmente fragorosamente isso. Porque se realmente o brasileiro buscasse sempre imitar o americano, desenvolveria suas tarefas de igual modo como eles. Enquanto o americanoi leva apenas quinze minutos para desenvolver uma tarefa, o brasileiro gasta uma hora nessa mesma tarefa.

O Brasil deu uma guinada, um recuo e uma tangênciada para o pior. Isso em todos os sentidos. Nessas últimas décadas, perdeu-se o pouco que havia sido conquistado em matéria de evolução e desenvolvimento. Em quase todos os quesitos. E, para corroborar isso, até o futebol perdeu sua banca de antes. Já não ocupa os primeiros lugares no ranking FIFA.

É óbvio que esta piora deu-se mais ainda com o Partido dos Trabalhadores no poder do país. Já é nítido que petista não é chegado ao trabalho. Além de diminuir as horas trabalhadas da semana, pega carona nos feriados e extensãos dos mesmos em fins de semana,

A Alemanha e o Japão, foram duas nações praticamente destruídas em guerras. Contudo ambas deram a volta por cima e através de que desenvolveram-se apuradamente? Oras, através do trablho duro de seus povos. Hoje são duas das maiores nações mundiais, junto com outras no mesmo plano.

É de se acreditar que o trabalho possa ser explicado por duas variáves: o aproveitamento e a produtividade. E em ambos a nossa nação não apresenta boas performances se comparadas com as grandes nações no mundo.

O Brasileiro estabeleceu para si o seguinte. Trabalhar pouco e querer ganhar muito. Isso é totalmente absurdo se comparado também às outras grandes nações. Mas virou regra em nosso país. Mas um fator interessante chama atenção nesse processo. Do que faz e rende, o brasileiro acaba ganhando o dobro de salário que deveria ganhar. E essa conta fecha fácil.

E agora, já no início do mês de Fevereiro, vem o Carnaval. A grosso modo pode-se afirmar com naturalidade, e certeza, que o país pára quase dez dias do mês. E isso tem a ver que em muitas cidades se comemora o Carnaval muito antes e até depois desta efeméride.

Enfim, como um país como o Brasil se desenvolverá com este critério? Nunca, é a resposta certa. E nosso histórico mostra isso com certa facilidade. Ruim é saber que tal processo tem a ver com a cultura popular e coletiva. E qual o processo a se aplicar para resolver tal questão? Quem quiser, suber ou puder, que responda. Todos aguardamos tal resposta.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 25/01/2024
Reeditado em 25/01/2024
Código do texto: T7984258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.