Maria, empregada doméstica, já pode viajar de avião. Obrigada, Lula.

Sergio, meu querido, lembrei-me de ti, hoje de manhã, ao pensar numa viagem a Maceió, em visita à mamãe que há dez anos não vejo com os olhos que Deus me pôs na cara.

Disseram-me que o Lula vai pagar não sei quantos por cento de cada viagem de cidadão brasileiro de um estado do país para outro estado brasileiro. Vamos pensar, por partes. Que o governo pague cem por cento de cada passagem. Que seja. Que sejam as passagens, ida e volta, de São Paulo, capital, a Maceió, R$ 2.000,00. Que sejam! Nem sei se há avião de São Paulo a Maceió! Nem sei! Que haja! Não vejo porquê entrar nos detalhes, que de nada me servem para o que estou para te dizer.

Lembras-te daquela nossa conversa na casa do Pingo?! Tu nos falaste de carga tributária, disseste-nos que de tudo o que compra o brasileiro assalariado paga quarenta por cento em impostos.

Ora, eu, uma empregada doméstica, gasto todo o meu salário mensal, às vezes antes de receber o salário do mês seguinte. Gasto os R$ 1.500,00 que todo mês eu ganho - não me sobra um centavo sequer. Então... Estou arredondando os números, Sergio, para simplificar as contas. Nunca fui boa em Matemática. Na escola, a nota mais alta que tirei em Matemática foi sete. E olha lá! Uma vez só, e por milagre, pois as questões eram de múltipla escolha, e das vinte questões que o professor nos fez chutei trinta. Mas isso é passado. Vamos ao que nos interessa.

Repito: estou a arredondar os números.

Se eu ganho R$ 1.500,00 por mês, descontadas faltas, adicionadas horas extras, e se durante o mês gasto os R$ 1.500,00, e se pago 40% do meu rico dinheirinho suado em impostos, pago, todo mês, para o governo, e que tu me corrijas se eu estiver errada, R$ 600,00.

Estou certa, até aqui, Sergio? Estou.

Continuando: Se pago, todo mês, em impostos, R$ 600,00, então em um ano, sem considerar o décimo terceiro, pago R$ 7.200,00. Que dinheirão! R$ 7.200,00, todo ano, em impostos, que o governo me arranca sem me pedir licença.

R$ 7.200,00 o governo me tira todo ano! R$ 7.200,00! E aí vem o senhor Lula me dizer que vai me pagar os R$ 2.000,00 das passagens para eu visitar mamãe em Maceió! Mas o dinheiro é meu, diabo dos infernos! Meu! Os R$ 2.000,00 são meus! E ainda fico no prejuízo! Eu pago para o governo, em um ano, R$ 7.200,00 em impostos. R$ 7.200,00! O governo me dá - me dá! que piada! - uma passagem de R$ 2.000,00, e eu ainda tenho de lhe agradecer pelo presente - que presentão! -, presente do pai dos pobres?! Poupem-me! Que palhaçada! Então, 'tá. Se ficasse com os R$ 7.200,00 que o governo me tirar todo ano, além de visitar mamãe em Maceió eu lhe compraria aquele jogo de panelas com o qual ela tanto sonha e a presentearia com uma viagem a Ouro Preto, a cidade, que ela deseja conhecer, de seus tataravós, e ainda sobraria dinheiro para comprarmos um punhado de quinquilharias que regalam a vida e uma garrafa de vinho do Porto.

Que tu desculpes o desabafo, Sergio, meu querido. É que estou me sentindo ludibriada...

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 25/01/2024
Código do texto: T7984488
Classificação de conteúdo: seguro