NÃO!?

Francisco de Paula Melo Aguiar

Não significa negar o certo ou ao errado, o lógico ou ao ilógico, o ser ou ao não ser.

É o não aceitável em todos os aspectos reais ou irreais.

Há quem diga que não se deve voltar, por exemplo, ao lugar onde se foi feliz.

E por que não?

Porque isto representa armadilha melancólica, aja visto que diante do decorrer do tempo, tudo já está mudado, assim nada será igual como antes.

E não é só o lugar e nem as pessoas, a paisagem, mas até nós mesmos, estamos mudados, porque o corpo não pede licença para envelhercer.

Já com a mente humana não ocorre envelhecimento involuntário, tudo não passa de mero estado de espírito e de momentos circunstanciais.

Hoje somos diferentes de ontem.

O tempo é senhor dono de tudo, inclusive de nossas decisões dizendo não ou sim.

É verdade o bandido tempo joga direta e indiretamente contra o "id" , o "ego" e o "superego" de todos nós.

E até porque "é impossível enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga", segundo Sigmund Freud.

É inevitável o jogo sujo do tempo, ele é o único responsável pela destruição de tudo, inclusive do quero, do posso e do mando das pessoas e dos seus quereis e não quereis do ser e do não ser.

Não volte pelo mesmo itinerário, porque tudo pode ser diferente do antes, porque o que os olhos não veem, a mente ou o coração não sente.

Porque tudo que nos fazia feliz, já não existe mais.

É importante não voltar ao lugar se foi feliz, por isso, devemos guardar apenas a memória, porém, desista e não volte lá.

É fato que "se não for certo não faça, se não for verdade não diga", ex-vi o pensamento de Marco Aurélio (121 - 180 d. C), imperador romano.

Não volte lá, porque o passado já conhecemos e assim a vida continua e existem outros itinerários ou trilhas para percorrer, outros lugares para se visitar ou conhecer o novo, assim como outras pessoas que sempre estarão nos esperando.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 27/01/2024
Reeditado em 28/01/2024
Código do texto: T7986277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.