"MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO"

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024.

Quem acompanha o desenrolar dos acontecimentos em nosso país, quiçá mundo afora, percebe uma radical mudança moral no âmbito da Justiça. Não está dando para compará-la a de outrora. Digamos de umas quatro ou cinco décadas passadas.

Isso não se deu repentinamente. Foi aos poucos, ano após ano, década após década. Porque a moralidade era rigorosamente observada, seguida e cumprida naqueles velhos tempos, diferentemente desses tempos atuais e modernos.

A honra, naqueles tempos e naquelas épocas, chegou a ser representada por um fio de um bigode qualquer. Um homem garantia sua palavra dita com um desses fios. E era rigorosamente respeitado por isso.

Mas atualmente não se está respeitando à nada e nem a ninguém. Também à coisa nenhuma. O que era respeitado como "o preto no branco", o que representava dizer a assinatura num papel (contrato), nem isso se respeita mais. Fica o dito pelo não dito.

Então, o que temos nesse nosso dia a dia atual? Um desrespeito a tudo e a todos. Sem precedentes. Mas o pior é ver autoridades, juízes por exemplo, envolvidos em coisas erradas e escândalos. E isso não são fatos isolados. Está havendo quase uma regra comportamental nesse sentido.

E o que tem acontecido em nosso país nesses últimos tempos, vê-se a própria Constituição Federal rasgada em frangalhos, sendo desrespeitada, descumprida e ofendida por membros desse mesmo âmbito judicial/judiciário. E sem que algo ou alguém tome medidas contra tantos absurdos.

A omissão moral, bem como o enveredar por caminhos tortuosos, parece ter tomado conta de muita gente. Aassim, a nação praticamente tornou-se uma terra de ninguém. Caiu-se numa velha expressão popular que diz: "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 29/01/2024
Código do texto: T7987205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.