FAZ PARTE

Francisco de Paula Melo Aguiar

Faz parte tudo que acontece no mundo na visão humana dos felizes e dos infelizes, relativamente falando.

Por exemplo, Dom Helder Câmara, dizia que quando ele dá comida aos pobres é considerado um santo, porém, quando pergunta porque eles são pobres é chamado de comunista.

A princípio isso faz parte da Teologia da Libertação, porém, os tempos eram os dias sombrios da ditadura desenvolvida pelo golpe militar de 1964, onde líderes populares sonhavam com a instituição de sindicatos na zona rural e ou urbana.

E os sonhadores de fundar sindicatos rurais tombaram ao solo a exemplo de João Pedro Teixeira, na área de Sapé/PB, dentre outras personalidades sindicalistas, também considerados comunistas.

Naquela época a palavra comunista era proibida ser falada, atualmente a sociedade política mudou e o Brasil tem até partidos comunistas.

E nas religiosidades, também tinha religião de Deus e de não Deus, umas com privilégios e outras que nem podiam funcionar. O tempo acabou com tal discriminação oficial, ex-vi a Carta Magna de 1988.

E o tempo vem mudando o pensamento humano diante da sua transitoriedade, isto mesmo, porque "os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles", no pensamento do poeta francês Victo Hugo (1802-1885).

E o tempo é realmente dono de tudo, "mas a vida é uma coisa imensa, que não cabe numa teoria, num poema, num dogma, nem mesmo no desespero inteiro dum homem", segundo Miguel Torga, pseudônimo do escritor e poeta português Adolfo Correia da Rocha (1907-1995).

A sociedade humana é um projeto in loco de poder e de existência cultura segundo os interesses de seus autores e atores envolvidos.

Tudo faz parte da vida, diante de sua grandeza e mediocridade relativa.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 31/01/2024
Reeditado em 31/01/2024
Código do texto: T7988724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.