UM CASO DE POLÍCIA

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024.

Em 20 de Janeiro próximo passado, a Prefeitura da cidade Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, inaugurou uma ponte em parte da estrada RS448, que havia sido destruída e levada pela enxurrada de chuvas caídas naquela região. Esta já possuía 93 anos desde sua construção.

A iniciativa desta reconstrução deu-se por total mobilização pública da própria população da cidade, que uniu-se em doações que alcançaram o valor de R$7.000.000,00, superior ao que era previsto arrecadar: R$6.000.000,00.

É interessante destacar que o Estado havia prometido tal reconstrução mas em data futura, e muito longa, orçando a mesma em torno de R$25.000.000,00. Daí que a reação popular desta cidade mostrou à quantas anda a seriedade e a honorabilidade do setor público estadual do Rio Grande do Sul. Também sua baixa capacidade de realizações.

Este episódio, mesmo podendo ser considerado isolado possui muitos desdobramentos. E o primeiro deles é ver que a seriedade de grande parte do âmbito público neste país está distante daquele desejado, faltando seriedade e, principalmente, lisura em certos comportamentos. Uma coisa muito triste.

Um outro também mostra que orçamentos gerados pelos autores, fogem aos valores previstos neles. Quase sempre são aumentados. E em muito. E a nossa carga tributária, a que atinge aos cidadãos contribuintes, são devastadoras. Dinheiro haverá sempre para qualquer empreendimento que se defina. Apenas as verbas são desviadas desavergonhadamente por aqueles incluídos nas realizações. Enfim, um caso de polícia.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 31/01/2024
Reeditado em 31/01/2024
Código do texto: T7988792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.