Eu tenho um sonho

Uma coisa é certa: esse papinho furado de que "americano só pensa em dinheiro", só pode ser coisa dos primos pobres do continente americano, que morrem de inveja do sucesso do primo rico, que vive acima da linha do Equador. Para mim, o americano vive só para sonhar! Em sentido largo, sonhar é usar a imaginação para desejar o que não se tem, ver o que não se vê, realizar o que ainda não é evidente. Albert Einstein já dizia: "A imaginação é mais importante que o conhecimento." O que você acha que Deus fez muito, antes de concluir a sua grande obra?

Sonhar faz parte da história norte-americana. Quem não se lembra da frase: "Eu tenho um sonho", proferida pelo pastor norte-americano Martin Luther King, que se tornou um marco na luta pela igualdade racial nos EUA? Quem não se lembra que a ida do homem à lua foi um sonho, digno das histórias fantásticas de Júlio Verne, do presidente americano John F. Kennedy? Quem não se lembra que o mundo mágico da Disneylândia foi o grande sonho de Walt Disney- um dos maiores sonhadores de todos os tempos. O dinheiro por si só não chegaria tão longe... Só mesmo a força avassaladora do "encantamento" seria capaz de ir tão longe, além das fronteiras da imaginação. Definitivamente, sem sonho não se vai a lugar nenhum! Sonhar... Sonhar... Sonhar... É bom para poder viver!

Está para nascer alguém que sonhe mais do que o povo americano. Na "América dos Sonhos", desde que você não seja um imigrante ilegal, todo mundo tem o direito sagrado de poder pelo menos sonhar! Nela há sonhos de consumo, sonhos de prosperidade, sonhos de sucesso, enfim, sonhos de todas as matizes, colorações e tonalidades. Os EUA podem ter todos os defeitos do mundo, mas isso não tira deles sua superioridade habitual sobre todos os regimes opressores: "Neste país de plena liberdade de expressão é proibido parar de sonhar". A Terra do Tio Sam ( mesmo contra tudo e todos ) é, e continuará sendo, a "menina dos olhos do mundo"!

A criatura humana que não vivencia os seus sonhos, no seu mais profundo íntimo, está condenada a vagar pela Terra como um morto-vivo, um zumbi. Bye bye baby!