Sabe aquele tipo de viagem que você está cansado de repetir, fazendo sempre as mesmas coisas e o mesmo grupo? Perdendo duas horas de um precioso tempo para decidir o que o grupo vai fazer naquele dia ou posando trezentas vezes para uma mesma foto para que seja clicada de celulares diferentes? Pois é, eu cansei e decidi viajar sozinho. Sei que sempre viajei com meus melhores amigos e ter que deixá-los para trás me doeu, mas precisava experimentar estar comigo mesmo e tomar todas as decisões. Viajei do meu jeito, para o destino que eu quis, no meu tempo, fazendo o que eu quis e fui o dono da minha viagem.

          O que eu mudei? Não levei uma mala enorme já pensando no espaço para compras que eu nem precisava comprar, mas que ao acompanhar o grupo terminava comprando. Simplesmente não fiz compra nenhuma. Não me obriguei a enfrentar uma fila de duas horas para entrar em um museu, não fui a restaurante de chefs cinco estrelas gastar meu rico dinheirinho apenas para por no instagram, só sai a noite quando realmente quis e o melhor de tudo: só tirei fotos que realmente me interessaram e apenas postei no instagram as que eu quis. Não tenho a menor paciência para ser influencer.

          Percebi que a viagem que realmente eu gosto é completamente diferente das que fiz até hoje. Essa viagem foi minha, apenas minha e pela primeira vez não voltei cansado. Fui na baixa temporada, paguei passagens baratas, diárias de hoteis em conta, não enfrentei filas enormes para nada, fui a restaurantes com comidas deliciosas, mas sem me preocupar se eram estrelados, sentei em bistrôs, pedi um café com french toast e fiquei horas observando a cidade e as pessoas escrevendo no meu notebook.  Nessa viagem não tive obrigação de ir a praia todos os dias, de ir baladas intermináveis e quando quis dormir cedo, dormi. Visitei apenas os amigos que eu sabia que ficariam realmente contentes em me ver e olha que surpresa, estava tão zen que terminei fazendo alguns, mas sem a obrigação de segui-los em suas aventuras.

          Quando decidi viajar não avisei a ninguém e quando souberam e me questionaram o silêncio apenas disse a verdade: queria viajar sozinho. Agora uma ressalva curiosa: se você não colocar fotos no instagram da sua viagem, seus amigos não acreditarão que você viajou e os que sabem que você não mente vão te chamar de estranho. Louco não é? O fato é que amo meus amigos mas adorei viajar sozinho e já estou programando a próxima. O destino? Não vou falar né.

 

José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 31/01/2024
Reeditado em 31/01/2024
Código do texto: T7989036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.