AMOR A SABEDORIA

Francisco de Paula Melo Aguiar

Amor a sabedoria é a definição clássica primitiva da ciência filosofia.

Ela realmente está presente no senso-comum e no saber crítico ou científico.

A vida é boa porque nos oferece a oportunidade de amar o conhecimento em oposição ao ódio ao conhecimento científico.

Até porque "a vida boa é a que é inspirada e guiada pelo amor e pelo conhecimento. Nem o amor sem o conhecimento, nem o conhecimento sem o amor podem produzir uma vida boa", segundo o matemático, filósofo, escritor, polimata e ativista político britânico Bertrand Russell (1872-1970).

E acrescenta o autor citado que “em todas as formas de amor queremos ter conhecimento do que é amado, não para fins de poder, mas para o êxtase da contemplação. Essa pode ser realmente a pedra de toque de um amor valioso".

E o prêmio Nobel de literatura de 1950, aqui mencionado enfatiza que “embora o amor e o conhecimento sejam necessários, o amor é, em certo sentido, mais fundamental, pois levará as pessoas inteligentes a buscar o conhecimento, para descobrirem como ajudar aqueles que amam. Mas se as pessoas não forem inteligentes, ficarão contentes em acreditar no que lhes for dito e podem causar danos, apesar da mais genuína boa vontade".

Isto é fato, ninguém ensina nada a ninguém, assim, só se aprende aquilo que se quer aprender e sente-se protagonista da própria aprendizagem formal e informal direta e indiretamente.

O amor a filosofia está presente em todas as áreas do conhecimento humano.

.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 02/02/2024
Reeditado em 02/02/2024
Código do texto: T7990855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.