Esqueci meu livro!

Se existe uma coisa que tenho, de mania, desde quando me entendi por gente, essa mania é de esquecer alguma coisa em algum lugar, inclusive dinheiro!!! hahaha... brincadeiras à parte!

Já esqueci peças de roupas, assim como blusas de frio, principalmente dentro de ônibus e em outro lugar que nem faço ideia.

Nos banheiros de hotel, hoje as famosas pousadas, já esqueci relógios de pulso, e nunca mais os vi. Hoje, em dia, nem tenho mais a necessidade deles, graças aos relógios dos aparelhos celulares; e a correria do tempo não nos dá mais tempo para verificar o tempo nos tradicionais relógios de pulsos. Haja tanto tempo!!! Hahaha...

Agora, se tem uma coisa que a maioria esmagadora das pessoas não têm, e vivem esquecendo, essa coisa é a paciência. Esta fica para uma outra crônica. Hahaha...

Mas, de tanto esquecer uma coisinha aqui, ali e acolá..., cheguei à conclusão de que nem tudo que a gente esquece ou perde é realmente um esquecimento ou uma perda.

Eu tinha uma mania, dessas que todo “maníaco por leituras” tem. Essa mania era de levar comigo, para onde eu fosse, um ou mais livros, servindo-me de companheiros incansáveis.

Pegava um ônibus, ou um trem, que não é só coisa de mineiro, e levava comigo o companheiro livro. Lia-o e conversava com ele, durante o trajeto da viagem, até cansar e dormir.

Quando chegava ao destino, descia do ônibus e na primeira esquina é que eu me dava conta de que eu tinha esquecido o companheiro livro na poltrona do ônibus. Aí já viu, né! Nunca mais eu via aquele livro. “Adeus companheiro!” Só outro exemplar!

Assim também ocorria no consultório médico, no dentista, no psicólogo, no psiquiatra e por aí vai...

Quanto aos empréstimos... já emprestei muitos livros. O problema é que eu acabava esquecendo de cobrar a devolução dos livros, e as pessoas também não se lembravam de devolvê-los. Nem sei por que isso acontece com as pessoas. Hahaha...

Entretanto, entre um esquecimento e outro, fui aprendendo, com a “experiência de esquecer”, que nem todo ato de esquecer nos leva a uma perda. Aliás, pode ser um ganho incrível!!! Até mesmo para a humanidade inteira, a exemplo da mania de esquecer livros em algum lugar.

É tão incrível esta minha experiência de esquecer algo, que destaco aqui, nesta crônica, a necessidade que temos de esquecer livros, a fim de semear conhecimentos, através do incentivo à leitura.

Sim!!! Até mesmo “esquecer de propósito”.

Se alguém acha um livro em um banco de uma praça, por exemplo, e não encontra o dono, certamente vai ler o livro ou repassar a um amigo ou doar para uma biblioteca. Ou até mesmo deixá-lo onde o encontrou. Mas que alguém vai ler esse livro, com certeza vai!

E assim vamos, em meio aos esquecimentos, dando a nossa colaboração, ou contribuição, na semeadura do conhecimento, mundo a fora, em prol do incentivo ao prazer pela leitura e pela leitura da vida como um todo.

Uai! Cadê?

Vixi! Esqueci meu livro!

Hahaha...

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 04/02/2024
Reeditado em 04/02/2024
Código do texto: T7991880
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.