Aprendendo com o tênis

O tênis assim como outros esportes individuais, como o Boxe e o MMA, é cruel, onde um erro pode o levar à derrota ou ao nocaute. O tênis é um esporte em que o preparo físico, a inteligência e a técnica prevalecem. E o atleta quando está na quadra só depende de si mesmo, embora possa receber alguma orientação do treinador ou treinadora. Para se chegar ao topo do ranking não é fácil devido a evolução de cada jogador. Há muita competição dentro e fora das quadras.

Sou amante do tênis desde pequeno, e aos 20 e poucos anos cheguei a ser sócio de um clube de tênis, mas não tive condições para praticar devido a mudança para uma cidade do interior. Na verdade, o tênis em nosso pais se tornou um esporte elitizado devido ao alto preços dos materiais esportivos como raquete e tênis e falta de quadras.

O tênis masculino é regulado pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais), e o tênis feminino é controlado pela WTA (Associação de Tênis Feminino). Os maiores torneios do circuito são os 04 Grand Slams, ou seja, O Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. A seguir vem os ATP Masters 1000, que são 9: Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madrid, Roma, Canadá, Cincinnati, Xangai e Paris. A sede do Masters 1000 do Canadá é alternada entre Montreal que fica com os anos ímpares, e Toronto que fica com os anos pares. A conquista dum Grand Slam vale 2000 mil pontos, Masters 1000 pontos e Finals oferece 1500 pontos ao campeão invicto.

Os tenistas mais pontuados são obrigados a disputar os quatro Grand Slams e 08 Masters 1000, sendo que o Masters 1000 de Monte Carlo não é obrigatório. As mulheres também são convidadas a participar dos Grand Slams e de alguns Masters 1000. No ano de 2020 devido a pandemia da Covid-19, a ordem dos torneios Masters 1000 foi modificada. O sérvio Novak Djokovic é o maior vencedor de Grand Slams e Masters 1000, ou seja, com 24 Grand Slams e 39 Masters 1000, seguido por Rafael Nadal, que conquistou 22 Grand Slams e 36 Masters 1000. O nosso brasileiro Gustavo Kuerten, conhecido como Guga, conquistou 03 Grand Slams e 05 Masters 1000.

Melbourne é uma das cidades mais importantes da Austrália, na Oceania, com cerca de 5 milhões de habitantes, maior que a capital Sydney; é considerada um dos principais centros financeiros do país e de toda a região da Ásia-Pacífico. No ano de 2017, a revista The Economist considerou Melbourne a melhor cidade do mundo para se viver, com altos índices de desenvolvimento em áreas como educação, saúde, turismo e esportes.

Em Melbourne, Austrália, entre os dias 07 e 28 de janeiro de 2024 foi realizado o primeiro Grand Slam da temporada. A decisão do simples feminino ocorreu no dia 27 entre a chinesa Qinwen Zheng, 28, e a Bielorrússia Arya Sabalenka, 25. E a Sabalenka foi a vencedora, por 2 sets a 0, parciais 6-3 e 6-2. E no simples masculino a disputa foi entre o italiano Jannik Sinner, 22, e o russo Daniil Medvedev, 27. E o vencedor foi o Sinner por 3 sets a 2, de virada, com parciais 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3. E é o primeiro título de Grand Slam de Sinner, que chega com muita perspectiva de outros títulos, pelo seu estilo de jogar.

Guapó, 01-02-204

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 05/02/2024
Código do texto: T7992512
Classificação de conteúdo: seguro