O PACIENTE QUE ENGANAVA A TERAPEUTA

O que ele mais curtia fazer era mentir para a terapeuta. Ficava a semana toda pensando nas histórias que iria desabafar na terapia, enchendo de detalhes para torná-las convincentes. Elas tinham sequência lógica e assim a terapeuta não desconfiava de nada. Inventava amores, situações no trabalho, momentos vividos em família "normais", sem nada fora do comum, de vez em quando contava algum conflito leve, mas nada que justificasse passar aqueles 50 minutos semanais no consultório. A psicóloga, com séculos de estrada, percebendo que não tinha muito a fazer, de tempos em tempos sugeria que tivesse alta. É aí que ele deitava e rolava. Relatava que surtou, criava uma fantasia maluca ou descrevia uma situação totalmente fora de controle que tivesse vivido. Coisa de deixar todos os cabelinhos dela de pé. Então recomeçavam as sessões e, novamente, ele voltava a se descrever como cara normal, até que viesse a próxima sugestão de alta. Foi mantendo esse jogo anos a fio. Adorava ver a cara de surpresa dela quando contava uma situação que merecia colocá-lo em camisa de força, inventada na noite anterior quando estava quase pegando no sono. Até um dia começou a desconfiar se ela também não estava sendo farsante, fingindo que se preocupava com suas pirações quando, de fato, não estava nem aí. É bem possível que estivesse pensando que deixou a louça suja em casa enquanto ele botava pra fora uma enxurrada de problemas, todos fakes. No fundo, ambos representavam seus papéis, ficava difícil definir quem era "doente" e quem era "sadio". Ou quem era farsante ou autêntico. Uma linha, pálida e tênue, separa esses dois personagens. Loucura e sanidade são vértebras da mesma coluna, ingredientes que dão sabor e razão à vida. Talvez era ele quem a estava tratando, deixando a imaginação fluir sem amarras nem protocolos. Vai saber. Mistérios que só eram testemunhados pelos badulaques esquisitos que sua terapeuta colocava sobre a mesma, trocando-os de tempos em tempos de posição ou substituindo por outros mais estranhos ainda. Mas isso é tema pra outra crônica.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 06/02/2024
Reeditado em 07/02/2024
Código do texto: T7993176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.