MURIÇOCAGEM

Francisco de Paula Melo Aguiar

O nosso povo é realmente um mundo novo, não obstante assim pensar os nossos ocupadores e ou descobridores e ou colonizadores e ou exploradores.

Até que em fim a capital da Paraiba parou no pré Carnaval na quarta-feira de fogo em alusão ou referência a quarta-feira de cinzas no pós Carnaval.

E hoje, quinta-feira por aqui a cidade velha assim como a cidade nova, do Sanhauá ao mar, as repartições públicas nos três níveis de poderes estão dormindo ou de portas fechadas porque foram vê ou participar direta e indiretamente do desfile do bloco patrimônio imaterial paraibano, a muriçocagem.

Isto mesmo, o maior bloco livre de arrasto da Paraiba é quiçá um dos maiores do Brasil e do mundo, onde tudo é festa e seus participantes não têm idade infantil, juvenil, adulto e da melhor idade.

Isso é a muriçocagem, grande é o zuzuzum qua alucina a qualquer um a esquecer por instante os problemas diários pessoais, sociais, educacionais, violências, etc, para participar como pode e com vestimentas saudosistas ou não, dançado sobre os acordes do hino das muriçocas de mira mar e ou de marchinas de épocas da festa de momo.

O gênero musical principal é fazer a multidão a ser feliz embora por instante, porque se é pré Carnaval em quarta-feira de fogo, tem que queimar para puder se transformar em cinzas... no dia seguinte para renascer visando a festa do ano seguinte.

É festa de rua, sem ingresso para participar, sem abadar oficial para dançar, se esbaldar e soltar a franga até o Carnaval chegar.

As contas vencidas e a vencer o cartão de crédito banca tudo...

E assim a muriçocagem, na haver com mulecagem e politicagem, deveria nunca acabar porque "as vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que suas ilusões sejam destruídas" no dizer de Friedrich Nietzsche.

Depois do Carnaval começa o período pré eleitoral, passando pelas quadrilhas juninas , onde todos querem delas participar este ano, porque quem não é visto é esquecido.

Como assim? O ato de subir e descer ladeiras imaginárias ou reais por analogia é muriçocagem , assim como os caminhões, ônibus, automóveis em geral, etc, gemendo, fazendo zum-zum-zum para subir a serra ou montanha real ou invisível de nossos quereis ou não quereis ideológicos sonhados para se chegar chegando.

O carnaval é cultura legitima de todos os povos com suas especificidades.

Assim o Carnaval é a festa do corpo, da alma e do espírito.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 08/02/2024
Reeditado em 08/02/2024
Código do texto: T7994491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.