O ÚNICO BARRO PARA SE OBRAR NO PAÍS

Quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2024.

"Se não fosse trágica, seria cômica", uma frase muito conhecida de todos. E esta pode-se pegá-la para buscar entender a lógica absurda que anda ocorrendo no Brasil e fora dele, praticamente.

Também se poderia usar um samba de Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), criado em 1966 com o nome de "Samba do crioulo doido", que aproveitou uma deixa oficial de gente no governo no antigo Estado da Guanabara, que obrigava aos compositores de samba das escolas, só fazerem letras com conteúdo histórico, relatando fatos do país em outros tempos. E deu tudo errado naquela oportunidade.

Então, ele desenvolveu este samba com os maiores absurdos históricos que se poderia imaginar. E fez um enorme sucesso na época, fazendo sua obra ser conhecida no país inteiro e por muito tempo. Mas que quando se vê uma situação qualquer, espantosa ou escabrosa, toma-se como parâmetro comparativo.

E assim chegamos aos dias atuais no Brasil. É tanta lambança que não dá para se levar a sério. Principalmente nos âmbitos publico e político, onde as barbaridades se fazem presentes e ativas o tempo inteiro.

Desde fatos como flatulências bovinas, transformações e mudanças de gênero, soltura de criminosos e consequente proibição de prendê-los, tudo virou, sim, um samba. Com letras esdrúxulas, de rimas fáceis e pobres. Mas que acabam fazendo grande sucesso junto ao povão tupiniquim. Faz lembrar uma frase muito antiga, de autor desconhecido: "por que o cabrito caga redondo?"

Nesses tempos atuais a existência de muitos "especialistas de tudo", chega até assustar. Mas estes, não conseguiriam responder com exatidão a referida indagação. Mas eles não se ruborizar-se-iam nunca. Isso só acontecia há muito tempo atrás quando se sabia o que era possuir vergonha na cara.

Talvez se pudesse atribuir tanta sandice e absurdos ao pessoal esquerdista no país. Talvez às posses de muita inaptidão, ineptidão, dolo, oportunismo e excessos na prática das maracutaias, dentre mais algumas propriedades dessas, afins.

Os horrores se intensificam e crescem. Mesmo através de uma ferramenta muito positiva como a internet, é muito comum ver-se pessoas destoando, fabricando situações nem sempre positivas. E nem percebem que pela própria internet, são descobertos e desmentidos rápido. Nunca antes uma frase foi tão certeira quanto aquela famosa afirmação: "a mentira tem pernas curtas".

É possível que o Ex-Presidente Bolsonaro seja tão favorecido pelas verdades que são colocadas após as mentiras de seus opositores Parece aquele joguinho que as crianças em tempos passados brincavam: "a batalha naval", onde muitos dos petardos caíam n'água, sem alcançarem seus objetivos.

Infelizmente, só temos esse barro que está aí, para se trabalhar com ele. É esperar que saia algo útil e positivo, apesar de tudo. Mas a realidade anda mostrando o inverso.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/02/2024
Código do texto: T7994509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.