Carnaval. Carnaval??

Gosto de Carnaval, do irreal sobrepondo-se à cotidiana chatice; do nem aí!

Gosto desse reinado popular comandado pelo Rei Momo, o único Rei verdadeiro e contraditoriamente democrata . Os demais são fakes; claro que há o Rei Pelé, este também Rei de verdade, o resto é baboseira, "charlestanismos".

Como uma voz clamando no deserto das ideias; vencida ao nascer, portanto, creio que desfiles de Escolas de Samba - no modelo consolidado há anos como, por exemplo, a Ala das baianas, que foi criada, dizem, pra homenagear uma ilustre moradora da cidade, a Tia Ciata - deveria ser uma exclusividade carioca. A Bahia criou (Armandinho, Dodô e Osmar) o Trio Elétrico. Recife os blocos incríveis como "O Galo da Madrugada", o Frevo, os Bonecões. São Paulo tem seus bloquinhos fantásticos; tem o Carnaval do interior, como São Luís do Paraitinga. Enfim, cada região/Estado deve ter e têm suas próprias manifestações culturais, não vejo a menor necessidade de plagiar o que acontece na Sapucaí, os desfiles que acontecem ali são inimitáveis. Deixa pra quem sabe fazer. Carnaval não é só isso, nem pode ser isso, essa guerra deslavada pra ver quem vence, quem leva 10 no quesito "lavagem de dinheiro". Carnaval é povo na rua, aí sim, de alma lavada, de pandeiro na mão, de camisa listrada.

Obs. Não tenho nada contra Escolas de Samba em outros locais fora do Rio, apenas entendo que cada cidade que também tem desfiles deveria desenvolver uma metodologia própria, sem copiar situações que são típicas do Rio, mas, como já dizia Aldir Blanco "não põe corda no meu bloco".

Luizinho Trocate
Enviado por Luizinho Trocate em 10/02/2024
Reeditado em 13/02/2024
Código do texto: T7996410
Classificação de conteúdo: seguro