A INSTIGANTE BUSCA. DESPREZADA POR MUITOS.

Recebi ontem comentário em crônica minha de pessoa situada e buscadora. Ser um buscador abre portas e demanda acuidade. O poder investigativo forma opinião, alargam-se muitas e outras se conformam com as certezas mais evidentes. Só se acha o que procura-se com efetividade. Quem não sabe o que procura não sabe o que vai achar.

Procurar nossa origem é pretensão de desnudar o enigma da esfingie, impossível pois.

A Corte Constitucional Brasileira, STF, foi chamada a dar a palavra final sobre o inicio da vida. Dará a palavra final, como intérprete da lei maior ( anencefalia), Constituição Federal.

A vida orgânica se manifesta de forma visível e aparente. Há diversidade de vida, organismos imóveis aparentemente, e móveis. Isto é curricular.

Mas existe uma outra vida inexplicável, a formação do pensamento, sua origem, partindo da vida neuronal, cerebral, somente medida por impulsos elétricos.

Aí se formaria o pensamento, uma incógnita, e a condução dos impulsos que movem os organismos. Estes conhecidos, identificados, aquele, indecifrável.

Da mesma forma que pouco se sabe da origem da vida (e por isso não se descobre a cura da pior doença, que resulta da multiplicação da vida celular desordenada), ou seja, que surge do encontro de dois gametas, óvulo fecundado pelo espermatozoide, nada se sabe sobre a formação do pensamento, medido o estímulo cerebral por aparelhos avaliadores da corrente de eletrificação, tão somente.

DAÍ SURGE: COMO SE FORMA O PENSAMENTO, VOLÁTIL E ETÉREO?

QUAL A ORIGEM DA VIDA PRIMEIRA, FORMA, ORIGINARIAMENTE, ANTES DO ENCONTRO DOS GAMETAS?

SÃO OS MISTÉRIOS AINDA INSONDÁVEIS PARA A INTELIGÊNCIA, TORNANDO AINDA CALADA A CIÊNCIA!

O PENSAMENTO É O ESPÍRITO (O SOPRO BÍBLICO), A ALMA ?

Desses conceitos em interrogativas, conclui-se quanto podemos conhecer sobre a natureza e os atributos de Deus.

Tomás de Aquino, O VENERÁVEL MESTRE, diz tratar-se de um conhecimento imperfeito; sabemos que "Deus é", mas não "O que é", e nessa discussão se encontra a alma, o pensamento, sendo a vida cerebral a origem.

Seria assim?

Chegar-se ao “o que é” Deus, seria avançar-se na forma sem conhecer a matéria formadora.

A doutrina tomista acata a alma, princípio espiritual, unida ao corpo, princípio material, formando um composto substancial.

Assim, tem uma alma as plantas, é a "alma vegetativa", com funções de alimentação e reprodução; nos animais, "alma sensitiva", com as funções anteriores, mais sensação e mobilidade; finalmente, o homem com todas as funções anteriores, mais a racional com o dom da inteligência onde o livre arbítrio se destaca.

O DOM DA INTELIGÊNCIA, O PENSAMENTO! ONDE ESTARIA, NA VIDA CEREBRAL, A ALMA, O PENSAMENTO?

O venerável São Tomás reputa a inteligência como a faculdade mais perfeita de nossa alma. A inteligência do Cristo mostrou pelos sentidos o gesto da doação como o caminho para o Reino dos Céus, conhecê-lo, o que pode ser encontrado ainda pelos sentidos em nosso interior no plano terreno. As Cinco Vias Tomistas.

E assim ratifica e nos trouxe Lucas:“Reino de Deus, respondeu-lhes Jesus questionado onde se encontrava: [O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.] (Lucas 17:20-21).” Esse é o Reino de Deus que nos aponta Cristo; está entre nós e em nós, em nosso interior, em nossos sentidos, se manifesta dentro do coração daquele que se ordena e a seu intelecto com sinceridade e mesmo critérios lógicos.

Adequou Aquino a filosofia de Aristóteles, aos princípios cristãos através da Ética.

Assim, a Ciência Ética é o "movimento da criatura racional para Deus".

RACIONAL, PORTANTO.

O destaque de Aristóteles e sua importância bem como projeção no mundo do pensamento em geral, se prende a que praticamente sem precursores, com sua exclusiva potencialidade cerebral, pode-se dizer, com sua acuradíssima inteligência, invulgarmente privilegiada, criou uma ciência nova que a tudo orienta até hoje - a lógica.

Não se pode relegar ao medievalismo os marcos da filosofia inconteste, seria disfunção de apreensão em cadeia. A história do pensamento tem curso e encadeamento.

É um marco decisivo para a investigação em geral a caminhada humana afastando maiores e frequentes erros. Tudo é forma, é realidade que foi desenvolvida de outra coisa precedente que era matéria, a substância inicial formadora, a origem do posterior gerada pelo anterior.

Cada coisa seria por si matéria que irá se desenvolver e tornar realidade e forma mais elevada.

Estamos no terreno da interpretação filosófica para a elevação, frise-se, assim devem ser guardadas as proporções do “tudo se transforma” que não realça especificidades, já que gênero da mudança em geral. É importante registrar.

A forma é o veiculo da matéria em sua maior abrangência, é o resultado final, a realidade última da matéria. A forma decorre da força que lhe dá a matéria, modela a mesma, e tem, portanto, como pressuposto, a necessidade e o movimento que definem o modelo, a forma.

Não é assim, contudo, só forma exterior, pois incorpora a origem. Nada se inicia da estática, da pura matéria, mas do movimento.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/02/2024
Código do texto: T8001724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.