Perdoar, no geral, é muito difícil. Dizer que o tempo cura tem o seu fundo de verdade. O tempo diminui a raiva, o rancor, a mágoa e nos leva a pensar com mais clareza, muitas vezes tornando nossos sentimentos negativos pequenos. O autoperdão é muito mais difícil do que perdoar por algumas razões: baixa autoestima, excesso de autocritica e sempre achamos que merecemos uma punição severa. Somos consdescendentes com os outros, mas colocamos nossos erros ou culpa em uma lente de aumento desnecessária.

          Fui a um retiro espiritual e nos foi pedido que colocassemos no papel motivos para que nos perdoassemos. Foi um exercicio muito difícil e demorei 15 minutos para começar a escrever. Eu tinha medo de mostrar a todos meus erros, meu lado horrível que eu escondia por não ser perfeito. Chorei enquanto escrevia os meus motivos.

- Eu quero me perdoar por não ter percebido que estava sendo manipulado.

- Eu quero me perdoar por acreditar em mentiras que me contaram sem ir atrás do outro lado.

- Eu quero me perdoar por acreditar que os erros do meu pai e minha mãe eram culpa minha e dos meus irmão.

- Eu quero me perdoar por não ter sentido nada quando meu pai e minha mãe partiram de volta a espiritualidade.

- Eu quero me perdoar por achar que não oderia amar.

- Eu quero me perdoar por não saber dizer não.

- Eu quero me perdoar por procurar o amor da maneira errada.

- Eu quero me perdoar por achar que para ser querido eu tinha de comprar as pessoas.

- Eu quero me perdoar por acreditar nas pessoas erradas.

- Eu quero me perdoar por não conseguir perdoar as pessoas que me fizeram mal.

- Eu quero me perdoar por ter feito algumas pessoas sofrerem.

- Eu quero me perdoar por achar que não mereço ser feliz.

          Todos nós estamos sujeitos a errar. Os erros trazem lições valiosas para a nossa evolução espiritual e nos ensina a ter mais empatia pelo próximo. O exercício me ajudou a perceber que não sou a pior pessoa do mundo e que sem o autoperdão vou sempre exigir de mim uma perfeição que não existe. Ler esse exercício em voz alta sem que ninguém me julgasse, abriu uma pequena porta para eu começar a trilhar o caminho da minha libertação.

 

José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 18/02/2024
Código do texto: T8001881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.