Emprenhando Pelos Ouvidos

Eric do Vale

Durante uma roda de diálogos, um conhecido, perguntou o significado das palavras nazista e genocídio.

Como já o conhecia, há bastante tempo, confesso que fiquei surpreso com aquela sua indagação. Porém, não me fiz de rogado e atendi ao pedido dele.

Muito diferente do fascismo, o nazismo nada mais é uma ideologia responsável pela pregação da existência de uma raça superior, desprezando, assim, as demais existentes. E que teve sua consolidação, após Adolf Hitler assumir o poder da Alemanha, em 1933.

É importante lembrar que o nazismo, de uma certa forma, bebeu na fonte do fascismo referente a adesão de um sistema de governo totalitário ( opressor), nacionalista.

Feitas essas ressalvas, disse que genocidio era um assassinato em massa seja em detrimento de alguma etnia, raça, religião e, até mesmo, de alguma convicção política. Ele falou:

- Quero exemplos.

Por que não melhor exemplo que o Holocausto da Segunda Guerra Mundial? Estima-se que seis milhões de judeus foram mortos, bem como os ciganos, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência e opositores políticos. Citei outros casos, como no governo de Idi Amim, em Uganda, e Augusto Pinochet, no Chile.

Depois de me agradecer pela explicação, esse conhecido falou que tinha noção de tais significados e frisou o seguinte:

- Pedi a definição, e exemplo, dessas duas palavras, porque é muito comum as pessoas fazerem uso de um termo sem terem a noção do seu significado.

Por incrível que pareça, não se pode negar que ele estava coberto de razão. Ainda mais no presente momento, caracterizado pela polarização política.

Engraçado, todo mundo sabe taxar o outro de fascista ou comunista, mas a grande maioria sequer sabe ao certo o significado desses termos. Justamente, no momento em que a população passou a ter uma conscientização política!