Enquanto isso, na delegacia mais próxima da sua casa: Você é cis?

Aconteceu na cidade, e a notícia logo se espalhou pelos seus quatro cantos: João, antigo vereador e prefeito, encanecido, de barbas grisalhas e pele apergaminhada, já a revelar preocupantes lacunas na memória, homem benquisto de uns e malquisto de outros, denunciado por desvio de verbas públicas, atendendo à notificação contra ele expedida, foi ter à delegacia.

Foram respeitosos com ele os policiais.

Entrou, a passos lentos, cuidadosos, na sala de interrogatórios. Após dizer seu nome ao interrogador, este lhe perguntou:

- João, você é cis?

João fitou-o, a perguntar-lhe com o olhar o que ele queria saber.

O silêncio do João constrangeu o interrogador, que repetiu a pergunta:

- João, você é cis?

João coçou a cabeça, confuso, e comentou mais para si do que para o interrogador:

- A mania que vocês jovens têm de abreviar as palavras dificultam as conversas. Professor é fessor, ou sor, você é ocê, ou cê, refrigerante é refri, odontologista é odonto, ornitorrinolaringologista é...

- João, você é cis?

- Cismado?! Cismado, não, não sou, não, mas estou.

- João, você é cis?

- Ciscador?! Não sou galo. Cismático?! Não. Cismático não. Herege não sou, não. E jamais serei.

- João, você não me entendeu. A pergunta, repito-a, é: Você é cis?

- Cis o quê?!

- Cis. Cis.

- Cis...

- Cis é cis.

- Cis... Não entendi. Que raios é isso?!

- Cis, João. Cis.

- Não alcancei o significado.

- Cis é a pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer.

- Não entendo grego.

- João, a pessoa que, ao nascer, é identificado como sendo do gênero masculino, que lhe foi atribuído, e identifica-se, já adulto, como pessoa do gênero masculino, é cis.

- E a que lhe atribuíram o gênero feminino e se identifica como do gênero feminino é cis?

- Sim. Você é cis?

- Quem me atribuiu o gênero masculino quando eu nasci?

- João...

- Sei que me atribuíram o gênero masculino porque está na minha certidão de nascimento tal informação. Mas... Quem me atribuiu o gênero masculino?! Eu não fui, pois nem abrir o olho abri. Ora, se não abri o olho não pude ver a minha identidade. Então... Quem me atribuiu o gênero masculino o fez sem a minha anuência. Eu...

- João, você me entendeu?!

- Sim. Então, pergunto, para tirar quaisquer dúvidas que porventuram persistem: Uma pessoa que ao nascer foi identificada como homem e, adulta, considera-se homem é cis?

- Exatamente, João. Exatamente.

- E não seria mais fácil me perguntar se eu sou do sexo masculino ou do sexo feminino?!

- João, são os procedimentos...

- Melhor: Vocês não precisariam me perguntar se sou do sexo masculino, se do feminino. Os olhos que Deus lhes pôs na cara servem para o quê?! São apenas enfeites?!

- João, você é cis?

- Sou macho! Homem! Pai de nove. Avô de trinta e dois. Bisavô de dez. Trisavô de um.

- João, você é cis?

- Sou homem!

- Você tem se responder sim ou não.

- Se eu digo que sou homem; se na minha certidão de nascimento está inscrito que sou do sexo masculino; então sou macho de nascença.

- João, responda-me, sim ou não: Você é cis?

- Sou macho!

- João, você...

- Sou homem!

- João, você se identifica com o gênero que a você atribuíram assim que você nasceu?

- Quanta frescura?! Desmiolados! Se me conhecem! Se estão me vendo!

- João, consideramos a sua idade...

- Se sou cis, se não sou cis... Quem me atribuiu o gênero sem a minha permissão... Atribuíram-me... Que raios! Se, assim que vim à luz, nove décadas atrás, do ventre da senhora minha mãe, senhora amável, boa filha, ótima esposa e melhor mãe, olharam para mim, e viram que era eu um menino, que, crescido, tornar-se-ia um homem, e foi o que me tornei, por que, hoje, tenho de... O que estão fazendo com o planeta em que nasci há noventa anos?!

- João, você é cis?

- Tudo o que eu disse, aqui, e o que eu disse você ouviu, não dá a entender que eu, hoje, um homem de cabeça grisalha, nascido homem, sei que sou um homem?!

- Responda-me, João, por gentileza, sim ou não: Você é cis?

- Responderei! Responderei! Antes, porém, quero que saiba: É loucura o que estão fazendo. Loucura! Gente doida dos infernos! Se estão vendo que sou homem! Se sabem que nasci homem! E eu poderia nascer homem e me transformar em mulher! Ou nascer mulher e me transformar em homem! Não sou personagem de quadrinhos! Tenho de responder à pergunta besta, para dar fim a esta imbecilidade?! Sim. Sim. Sou cis. Posso ir embora?! Tenho mais o que fazer. Você tem mais perguntas para me fazer?! Se tem, faça-mas logo. Não tenho tempo para perder com leseiras! E saiba: Sou macho de nascença! Nunca neguei fogo! Sou pai de nove, avô de trinta e dois, bisavô de dez, trisavô de um.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 24/02/2024
Código do texto: T8005935
Classificação de conteúdo: seguro