O velhinho só pode estar louco

É dele mesmo que estou falando, do presidente Lula, antes de mais nada, quero deixar claro que já votei nele em anos dourados, em seu surgimento. Não sou nenhum fanático partidário, tudo depende de um contexto e o quão neles nos encaixamos. O nosso governante, de uns tempos prá cá, tem dado algumas declarações fortes, polêmicas e perigosas.

Ao mesmo tempo em que Lula demonstra interesses que o qualificam como forte candidato ao Prêmio Nobel da Paz, ele também apresenta, em suas incisivas declarações, como alguém capaz de atiçar, poderosos líderes bélicos, povos que não medem esforços para entrarem num conflito, guerreiros por essência, gente que não aceita e não leva qualquer disaforo para casa.

A pouco tempo atrás o nosso líder andou, com falas impensadas, desagradando Moscou. Posteriormente, através de declarações antiimperialistas e omissões diplomáticas, irritou duramente os poderosos americanos. Agora, mais precisamente na semana passada, o presidente Lula, andou falando pelos cotovelos, disse que a ação de defesa de Israel ao Hamas se compara ao holocausto, isso, magoou profundamente aquele governo e deixou tensa as relações entre os dois países.

Após a prisão, o velhinho voltou com tudo, soltando todos os demônios, sem freio e nem filtro vocifera por aí o que pensa, sem importar-se com a diplomacia, preceitos morais, culturais e posteriores consequências, como, por exemplo, conflitos bélicos, embargos comerciais e até punição individual.

Ou o presidente está muito mal assessorado ou está desequilibrado, um líder de uma grande nação não pode, em hipótese alguma, andar pelo mundo esbravejando dizeres e fazendo campanha, como se tudo em volta do globo fosse um imenso palanque e como se os líderes das outras nações fossem adversários políticos. O velhinho anda meio insano, só pode estar louco.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 24/02/2024
Código do texto: T8006222
Classificação de conteúdo: seguro