Defesa Pessoal

Defenda suas emoções como se fossem feitas do mais nobre cristal. Não permita que alguém lasque alguma beirada nem muito menos trinque seus preciosos cristais. Aproxime-se sempre e muito de outras pessoas, afinal toda interação nos faz viver e evoluir, porém guardando reserva e observando. Assim funciona a defesa pessoal (física): não atacar, mas impedir a agressão iminente esboçando reação contrária.

Existe um antigo ditado segundo o qual só nos fazem aquilo que permitimos. Não pode ser verdade ou então não existiriam os golpes pelas costas, as mentiras e calúnias. O ofendido não pode ser responsabilizado pela ausência de caráter de outrem, seria injusto.

Nessa vida tão espiralada às vezes bandido revela-se mocinho e vice-versa, e isso pode incluir amigos ou parentes. Não se entregue à amargura, pois é mau negócio, mas quem melhor lhe conhece, se preciso, ferirá onde a pele é mais fina e vascularizada, portanto você sangrará.

Contudo… se você não reage livrando-se dessas amarras emocionais demonstrando que é seu próprio alicerce mais profundo, seguirá oferecendo pistas de seus pontos fracos e se distanciará da felicidade.

Porque só você possui a capacidade de lapidar suas pedras brutas até tornarem-se diamantes valiosos e fortes.

Modas e modas se alternam no investimento no próprio bem-estar psíquico. Até recentemente falava-se em inteligência emocional, havendo recebido novas cores com a mindfulness. Não é fácil no mundo conturbado atual alcançar o equilíbrio absoluto, é nitidamente uma uma utopia, mas com uma boa dose de bom-senso e escuta da nossa voz interior será possível manter de pé o tripé mente-corpo-espírito. Sempre lembrando que, fora da crença religiosa, quem melhor lhe defende hoje e até o fim dos seus dias é você.

@nilzaflourenco