No País Do Paradoxo

Eric do Vale

Chega a ser um absurdo alguém que foi preso e torturado, durante o Regime Militar, dizer que mereceu tais represálias. Qual indivíduo seria capaz de fazer uma afirmação dessa? Por mais inimaginável que seja, acreditem: essa pessoa existe e é pública.

Creio que não seja necessário mencionar o nome dessa celebridade, pois é de conhecimento geral a declaração dessa figura pública em um programa de televisão. Agora, não faço ideia do que seja mais absurdo: a declaração dessa pessoa ou as circunstâncias em que foi preso pelos agentes da repressão política?

Nos anos 70, o país, governado por Emílio Garrastazul Medice, vivia a égide do "Milagre Econômico" e do "Brasil, Ame-o Ou Deixe-o ". Nessa época, tal celebridade trabalhava em uma livraria, onde era ponto de encontro de estudantes e professores, considerados subversivas pelo regime político vigente.

Questionado pela jornalista o motivo pelo qual havia sido preso, ele alegou que facilitou a esses clientes o acesso à leitura de autores subversivos: Dostoievski, Tolstoi, Gorki e Tchecov. Literatura russa, do século XIX! Considerando que os agentes da repressão chegaram a apreender A Capital, do Eça de Queiroz, e livros sobre o cubismo... Não era para menos ! Nessa época, vários livros foram apreendidos só porque possuiam capa vermelha!

Após relatar tal experiência, essa pessoa disse que mereceu ser presa e torturada, porque "estava fazendo uma coisa errada, brigando contra o governo. ", segundo suas próprias palavras. E reforçou: "O governo estava defendendo também de pessoas que estavam querendo tomar o país a força.".

Visto que o Brasil, desde sempre, encontra-se ladeado de pessoas que desconhecem a História do seu país, não há por que se espantar. Ainda mais, sabendo que essas são as mesmas que emanam a "moral e os bon scostumes", dignas dos personagens de Nelson Rodrigues.