Ser ela se ela for

Cingida e de amor e ternura essa doce menina nasceu com três quilos e duzentas gramas e com quarenta e nove centímetros de estatura e mamou no seio materno até os dois anos e meio. E tinha a tez negra e olhos castanhos claros e lindos cabelos negros. E usou por toda a infância vestidos diversos de várias cores e ela passou a ver televisão por volta dos quatro anos e a ler livros por volta dos dois anos também. E com dinamismo sereno e movedor ela se tornou apaixonada por jogar xadrez desde os três anos quando via o pai jogar xadrez com os outros três filhos seus irmãos e isso cativou nela a vontade de ser jogadora de xadrez também e seguir carreira nessa área. E ela começou aprendendo sobre os peões e os bispos e depois os cavalos e as torres e depois por fim vieram o rei e a rainha e em dois anos ela já jogava como profissional já aos cinco anos dois anos depois de deixado de mamar no seio materno de sua linda e perfeita mãe. E a mãe dela era do lar e cozinhava e costurava para fora e ensinou a linda filha a arte de coser e cozinhar e além de xadrezista ela era uma futura e bela aprimorada dona de casa. E com dez anos ela passou a jogar xadrez com colegas de classe e ganhou de todos. E a professora de português que tanto gostava dela deu-lhe um jogo de tabuleiro de xadrez imantado profissional e ela agradeceu fazendo uma poesia de quatorze lindo sendo um lindo soneto para ela. E a menina tinha mais talentos e escrevia como ninguém e chegava a escrever um livro por mês em forma de sonetos. E tinha ainda mais ela começou a tocar violão e teclado por volta dos doze anos graças ao padrinho que lhe dera um violão e o avô paterno um lindo e caro teclado. E ainda por isso ela jogava bola como ninguém e entrou para o time de futebol da escola como goleira e defendia quase todas as bolas e era eximia defensora e agarrava tudo o que via em seu derredor. E se cresceu essa doce menina e foi fazer faculdade pública de música e fez quatro anos bem feitos. E avançou suas posições no time de futebol do time de várzea e um olheiro desses times de séries A em diante olhou o talento dela e a contratou a um teste para um time de segunda divisão do campeonato brasileiro juvenil categoria dezesseis anos. E fez o que estava em seu coração. E todos os sábados e domingos quando não estava no futebol ela tocava teclado e violão e ainda sim cantava na ausência de algum dos músicos. E compôs com o dinheiro próprio dela um CD com doze músicas de sua autoria e fez o enorme sucesso. E ela começou também a ser ministra da eucaristia e era muito requisitada na paróquia. E dava a pedido do padre e dos pais aulas de xadrez para crianças carentes numa sala vazia da paróquia para vinte fiéis. E sentindo que poderia fazer mais certo dia indo a faculdade pegar seu diploma de musicista um aluno de matemática dos últimos semestres deixou cair um dos livros que estava estudando e ela pegou e olhou e foi devolver e se interessou por matemática na mesma hora. E então foi até a diretoria e pediu para entrar no curso de matemática e então aceitaram na mesma hora e começou logo na terça seu curso predileto que seria a causa de seu prêmio Nobel de vida. Continuou com a carreira de goleira e chegou à primeira divisão feminina de futebol e o salário começou a mudar para ela. E começaram a pagar para que ela dessas aulas de xadrez e música e depois disso muitas meninas quiseram ser goleiras como ela e se sentiam bem em ter uma atleta como ela ao seu redor ajudando. E ela estudou por quatro anos quatro horas por dias por causa do futebol e se formou professora sendo a primeira da classe e depois a faculdade. E ela depois que se formou fez pós-graduação e depois mestrado e por fim doutorado e pós-doutorado o qual este lhe gerou o prêmio Nobel de matemática aos trinta e cinco anos. Com dedicação e firmeza o sentimento que se esforçar o coração e a mente para sempre ser a melhor o conteúdo de seus movimentos era idealizados e breves. Bastasse ela querer fazer e todos os seus sonhos se tornariam realidade. E ela estudava cada dia uma faculdade nova e teve nove faculdades ao longo de seus quase cento e dez anos que viveu. E teve o horizonte de que se apaixonou por um bom rapaz que se casou com quarenta e dois anos. E tiveram os dois um filho e uma filha sendo o primeiro hoje com sete e a segunda com nove. E o primeiro filho se tornou uma excelente psicóloga e a segunda filha formou-se advogada e estes dois lindos filhos deram netos lindíssimos que tornaram o horizonte de seu coração um lupanar de vida. Cada dia ela superara seus medos e afrontas. E comprou para si uma casa linda de três andares e um carro novo popular e também uma moto. E comprava livros e mais livros e CDs de várias bandas que ela sempre amava as serenas vozes que derivavam e de seu interior. E cada dia que ela corria no campo ou na vida sua serena vida se exaltava de passos que continuavam a dar cadencias e seus corações. Sermos todos volúveis que o horizonte de que o amor dela pelo marido e filhos eram tanto quanto o amor que tinha pelos pais e mãe e irmãos exímios jogadores de xadrez como ela fora também nos tempos e meninice. E o jantar que ela declarou seu casamento todos deu glória de verdade e sintonia de ser comovente de serenidade e amor irresoluto. Cada dia que temos que o amor pelo futebol, música, matemática e xadrez e português que ela tinha o vislumbre e o sentido que a vida evolui como o sintagma de um verão. Desde que o coração que o sincero amar e o povoar corações que o nortear que o povo e o relapso que temos de que mar e amar e maresia que o norte e o certo que tudo poder ser e ventar corações. Caras e bocas que o coração que o sentimento que o ser que humano que o reto e o fazer ser como noção. E cada hora o sentimento de que devemos amar e perdoar o sentido dela se aviltava de mentes serenas e doces. E como o pintassilgo voa por um horizonte o coração dela se sentia apaixonado pela vida e não queria se jamais saber o que era morrer e sim viver intensamente essa vida tão humana e reta que chamamos de amor. E com o amor que temos nunca é suficiente ela procurava ser porventura uma melhor mulher sempre com tudo e todos. Desde que chegou a idade mais avançada ela se sentia mais neutra do que realizada e se quando se chegou sua partida desta vida quando chegou o último dia de sua vida agradeceu a Deus e depois de uma boa oração ver-se ser e partiu. Como as doces flores que um rosário dar se creem se for sem se arrepender de que o tudo e o todo se esmeram se chamar e de amores planos e futuros e breves. Somos todos passos de aves que voam rumo ao horizonte.

Gumer Navarro
Enviado por Gumer Navarro em 27/02/2024
Código do texto: T8008690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.