Na simples desordem da casa

O progresso chegou em todas as direções. Uma casa no norte do país, lá no meio do mato tem enérgia elétrica e as vezes, Internet. Só com isso o filho pinta o cabelo, anda com as poucas roupas, imitações baratas de jeans que tem, rasgadas nos joelhos e conectado na rede social fala Internet és, jantando na sala diante da tv com sua mãe. Enquanto o seu pai, ah seu pai...mora na casa de outra família, com outra mulher, ali na cidade, onde sua filha é um filho pra si e o seu moleque, com um celular na mão, não tem interesse em ir a escola. E por falar, almoçando ao lado da vovó Dadá , o filho do pai fala um palavrão, desafiando a autoridade da mãe, agora comum na modernidade, que o cobrou a falta de juízo.

Nesse perrengue a vovó, estarrecida deu a palavra de ordem, dizendo ao moleque:

- Que é isso moleque, respeite a sua mãe.

Todos boquiaberto e calados com a atitude da idosa, pararam para ouvir. E ela, já há muito insatisfeita continuou:

- Será possível, que não tem ordem nessa casa. Onde ficou o respeito e a autoridade dos pais?...

-Filho vou te contar uma história e vocês podem até dizerem, que sou ultrapassada, no entanto respeito é bom, é o mínimo com qualquer pessoa e eu gosto. No meu tempo se um filho falasse assim, no mínimo ficaria com um tapa na boca.

- É por isso que está essa vergonha. Temos tecnologia e não sabemos usar pra aculturação do povo. Quanto mais se estuda mais ignorantes e arrogantes se tornam, ou no caso, quando não querem nada, com nada viram mendigos dentro de casa, com a complacência dos pais. Antigamente, quando eu saia da escola, ali no Paes de Carvalho, com orgulho de ser uma estudante, vinha andando com meu irmão, porque não tinha dinheiro pro transporte e nas ruas as prostitutas que rodeavam os bares, às proximidades do terminal rodoviário, quando nos viam passar ficavam caladas dizendo baixinho...

- Silêncio, não chamem palavrão, vem vindo uma moça da escola.

-Hoje, porém os alunos e as pessoas , que se dizem do bem, são as primeiras a chamar palavrões horríveis, porque isso desoprime e é modernidade. Tantos artistas, intelectuais e conceituados senhores da sociedade soltam as suas pérolas, como sinônimo de Democracia, como se fosse poesia.

- Faço das minha, as palavras do Roberto Carlos ... Eu não sou contra o progresso, mas apelo pro bom senso.

- Ser livre, ser liberal nunca foi ou será promiscuidadamente imoral. Deus nos honra e nos permitiu o dom da fala, do verbo, da palavra para sermos divinamente maravilhosos. Só uma pessoa, que não tem a evolução espiritual em Deus age dessa forma. Matando pessoas ou deformando a arte. Só uma pessoa doente fica em casa com um aparelho fazendo mexirico dos outros nas redes sociais, só uma pessoa, vazia, que não tem propósito se dá a ser levianamente um "Maria vai com as outras".

E hoje vejo que estamos nos permitindo fazer o que esse sistema diz que é certo. Se a minha neta, que ser um neto tudo bem, se o meu neto não quer trabalhar ou estudar não vou alimentar, se os políticos roubam, mas fazem, supostamente posso concordar, com esse jargão, se a filha da vizinha mantém a faculdade se prostituindo é problema dela, se temos que dizer afro -descendente, digo. O que na realidade diária do negro mudará não sei, se tua mãe não faz nada e só fica com o celular e grudada nas novelas, se o teu pai tem uma amante, pouco me importa, mas a partir do momento, que querem ditar, impor seus maus hábitos ou comportamentos, ou problemas como padrão, aí tenho que piamente discordar e agir pra mudar.

Vovó deu uma pausa pra beber água e finalizando, disse mais:

-Nunca será escândalo zelar pela moral e os bons costumes, o problema é lidar com a hipocrisia. E se temos uma tecnologia, saibamos utilizar-se dela para bem servir e não para parir dores na sociedade. Pois a vida em si, quando mal organizada já trazem em suas mazelas, as lágrimas adequadas à situação. E tenho dito meu filho, o valor do verbo está na construção, porque ou você mata ou você salva. Então seja inteligente, use palavras pra fazer viver e não para se igualar aos medíocres. Após todo esse desafogo, vovó Dadá tomou sua sopa e foi dormir.

Tanto se tem pra redimir, que os pais e os filhos calados estavam , calados ficaram a pensar o que tinha na sopa da vovó...